Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

A temperatura das suas mãos pode indicar se sofre de artrite reumatoide

Não existe uma causa específica para a artrite reumatoide, nem um sinal claro de que a doença se aproxima.

A temperatura das suas mãos pode indicar se sofre de artrite reumatoide
Notícias ao Minuto

09:00 - 10/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sintomas de reumatismo

Pela semelhança dos sintomas com os de outras patologias, a artrite reumatoide no seu estado inicial é extremamente difícil de diagnosticar.

Tal faz com que quando as dores nas articulações, o inchaço e a vermelhidão surjam - sinais mais claros da doença -, se torne mais complicado controlá-la, e os tratamentos necessários tenham de ser mais invasivos, como revela uma reportagem divulgada pela BBC.

Um exame de sangue que detecte uma velocidade elevada da chamada proteína C reativa pode servir de indício de um processo inflamatório no corpo. Entretanto, o teste não possui um marcador específico para a artrite reumatoide.

Mas um método relativamente novo pode melhorar o diagnóstico do problema.

Pelo menos é o que afirma uma equipa de investigadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, num estudo publicado no periódico científico Nature. Os académicos afirma que encontraram uma ligação entre a temperatura da palma das mãos dos pacientes com artrite reumatoide.

Termografia

"A termografia é uma técnica emergente com o potencial de ser uma importante ferramenta clínica em vários campos da medicina, já que as doenças variam em magnitude e em padrão de emissão de calor das pessoas afetadas", diz a pesquisa.

A termografia infravermelha é um procedimento que obtém imagens e "produz um termograma da pele do paciente", segundo o Instituto de Termografia Médica Aplicada em Espanha.

O relatório da Universidade Cornell explica que o procedimento é usado para detectar enfermidades como a diabetes e o cancro da mama, mas destaca que ainda faltam pesquisas voltadas à análise de inflamações nas articulações, em função da artrite reumatoide.

A investigação foi realizada com 82 pacientes, entre os quais 51 não apresentavam nenhum sintoma e 31 tinham artrite reumatoide.

A partir daí, o estudo excluiu os pacientes com outras condições, como diabetes, doenças arteriais periféricas e neuropatias, pela probabilidade de que emitissem uma temperatura que alterasse a experiência.

"O objetivo do estudo era determinar se os pacientes doentes, mas sem sintomas de inflamação ou dor, teriam padrões termográficos diferentes em comparação aos que estavam saudáveis", diz o artigo.

Resultados

Os autores afirmam que se trata da primeira pesquisa a realizar tal comparação e que os resultados mostraram claramente que, neste caso, as mãos de pacientes com sintomas tinham temperaturas superiores às de indivíduos saudáveis.

"No caso da temperatura da palma das mãos, as duas curvas de probabilidade (de pessoas saudáveis e que já apresentavam a condição) cruzavam-se nos 31,5ºC, o que implica que aqueles com temperaturas inferiores a essa eram mais propensos a estar saudáveis. Por outro lado, as pessoas cuja temperatura da palma da mão excedia os 31,5ºC eram mais suscetíveis a sofrer com a artrite reumatoide", conclui o artigo.

De forma similar, também se mediu a temperatura dos dedos, e nesse caso o ponto de encontro entre as curvas foi de 30,3ºC - determinando assim a divisão entre a possibilidade de se ter ou não artrite.

Os autores destacam como a termografia pode detectar sinais da enfermidade com maior rapidez do que modalidades semelhantes. Por exemplo, compararam os resultados com testes de ultrassom, que não notavam os sinais de artrite na mesma amostra experimental de pacientes.

"Com essa descoberta é possível definir as bases para estudos posteriores nessa área emergente e nessa prática clínica", sugere o estudo. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório