Meteorologia

  • 19 JANEIRO 2020
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Quinta do Côtto Vinha do Dote, uma história sobre família e tradição

O Quinta do Côtto Vinha do Dote afirma-se como um vinho homenagem, que recorda as origens de uma família dedicada ao Douro. Já disponível no mercado, a tempo de brindar aos reencontros da quadra natalícia.

Quinta do Côtto Vinha do Dote, uma história sobre família e tradição
Notícias ao Minuto

15:45 - 09/12/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Vinhos do Douro

Depois de uma intensiva reformulação em 2018, a casa Montez Champalimaud consolida no mercado a histórica marca Quinta do Côtto, provando que os grandes ícones nunca se esquecem. Sob a batuta da dupla Miguel Montez Champalimaud, na gestão, e Lourenço Charters, na enologia, chega agora às prateleiras a segunda edição do Quinta do Côtto Vinha do Dote, um vinho que recorda e celebra a história de uma família e sua dedicação secular ao Douro.

Fazendo da beleza do terroir a sua identidade, o Quinta do Côtto Vinha do Dote 2016 é proveniente de uma vinha velha de características únicas, localizadas fora do perímetro principal da Quinta do Côtto. Esquecida durante anos, foi redescoberta em 2015 por Miguel e Lourenço que, desde então, se dedicam à regeneração de um 'field blend' com mais de 20 castas com cerca de 90 anos (plantada anteriormente a 1930), procurando revelar, a partir de uma produção muito reduzida, mas de enorme equilíbrio e qualidade, todo o seu potencial.

Notícias ao Minuto© Quinta do Côtto

Antes de se estrear no mercado, o Quinta do Côtto Vinha do Dote 2016 passou por um estágio de 12 meses em barricas usadas de carvalho francês e português e um repouso de dois anos em garrafa. O resultado é um vinho de cor rubi intenso, com nariz reservado e profundo. O conjunto revela especiarias, pimenta preta, café, fruta madura e amora com algumas notas vegetais a equilibrar. Na boca apresenta bom volume, com frutos silvestres muito presente e expressivos. Um perfil sério, com taninos maduros e texturados, que abrem caminho para um final fresco e persistente.

O rótulo conta a história de como esta vinha chegou à família, por via de um dote de Rosa Carolina Pinto Barreiros aquando do seu casamento com António Montez Champalimaud, em 1865. A 'avó' Rosa viria a fundar, oficialmente, em 1922, a empresa Montez Champalimaud Limitada. Em sua homenagem, esta vinha velha foi cuidadosamente recuperada e batizada, simbolicamente, como Vinha do Dote.

Ideal para oferecer a alguém especial, esta versão de luxo do Douro é a escolha perfeita para celebrar a família e eternizar o momento, graças ao seu potencial de guarda. Esta referência está disponível em superfícies comerciais selecionadas e garrafeiras de todo o país.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório