Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Património cultural mundial em perigo. Estes monumentos estão ameaçados

A 'World Monuments Watch 2020' reúne lugares de interesse social, cultural e histórico inquestionável que devem ser protegidos imediatamente.

Património cultural mundial em perigo. Estes monumentos estão ameaçados
Notícias ao Minuto

23:06 - 06/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Viagens

O património cultural mundial está em perigo. A mão do homem, em tempos criativo na conversão de obras únicas em monumentos de valor incalculável, é também responsável pela sua destruição. A urbanização descontrolada, a turbulência política, os desastres naturais e conflitos violentos ameaçam a transmissão do legado às gerações futuras.

O World Monuments Fund (WMF), uma organização privada sem fins lucrativos norte-americana, publicou o 'World Monuments Watch 2020', uma lista semestral em que reúne 25 locais de interesse social, cultural e histórico inquestionável que devem ser protegidos imediatamente.

São 10 monumentos do continente asiático, oito da América, cinco da Europa e dois de terras africanas selecionadas entre 250 candidatos de todo o planeta. Todos eles serão adicionados à lista de 836 locais em 135 países que, desde 1996, beneficiaram do programa da organização e foram ajudados a encontrar soluções que garantam a sua preservação.

No caso da Europa, o ano passado, o mundo foi assolado por um incêndio que ameaçava destruir um dos grandes ícones do Velho Continente: a catedral de Notre-Dame. Como consequência do incidente, a organização chamou à atenção para a necessidade de agir para preservá-lo.

Além do monumento parisiense, o 'World Monuments Fund' propõe mais quatro ações na Europa: a luta contra o despovoamento, a gentrificação e a superlotação turística das casas dos pátios da Axerquía, em Córdoba; a reabertura da capela e do cemitério Kindler, na cidade polaca de Pabianice; a manutenção do viaduto Bennerley, construído no Reino Unido durante a revolução industrial; e a procura de soluções que garantam o desenvolvimento sustentável e a vida dos habitantes da comunidade georgiana de Tush, no Parque Nacional de Tusheti.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório