Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Novo estudo alerta para os perigos de tomar paracetamol na gravidez

Investigações anteriores já haviam sugerido uma possível ligação entre tomar paracetamol durante a gravidez e um risco aumentado de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro do autismo (TEA) nos seus filhos, mas sem chegar a conclusões sólidas.

Novo estudo alerta para os perigos de tomar paracetamol na gravidez
Notícias ao Minuto

18:00 - 06/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Um estudo recente, publicado na JAMA Psychiatry e noticiado pelo espanhol La Vanguardia, afirma que o consumo de paracetamol pode causar danos ao feto. Investigações anteriores já haviam sugerido uma possível ligação entre tomar paracetamol durante a gravidez e um risco aumentado de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro do autismo (TEA) nos seus filhos, mas sem chegar a conclusões sólidas.

No entanto, para este novo caso, quase mil mães e crianças entre 1998 e 2018 foram analisadas com o objetivo de detectar biomarcadores de paracetamol no sangue do cordão umbilical.

Os resultados indicam que um terço das crianças teve um desenvolvimento intelectual e congnitivo normal. Um em cada quatro tinha TDAH, cerca de um em cada sete tinha TEA e um em cada 25 tinha ambos. Três em cada dez tiveram outras deficiências de desenvolvimento. 

Segundo o estudo, mais de 65% das mulheres nos Estados Unidos e 50% na Europa consomem paracetamol durante a gravidez.

Andres Hennan, professor de obstetrícia do King's College, em Londres, tem uma opinião diferente. "O paracetamol é recomendado durante a gravidez". "Esse tipo de estudo não controlado não implica que o seu uso cause autismo, pois o motivo do uso de paracetamol pode ser o problema, e não o medicamento em si", explica citado pelo jornal espanhol.

Ainda assim, é importante não tomar nenhum medicamento durante as primeiras doze semanas de gravidez. Antes de se medicar, consulte o seu médico. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório