Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Não é vilã. Os benefícios da gema do ovo para a saúde

Se sofre de colesterol alto, quantas vezes já ouviu os médicos alertarem para comer apenas a clara do ovo e fugir da gema?

Não é vilã. Os benefícios da gema do ovo para a saúde
Notícias ao Minuto

08:30 - 06/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ovos

A gema, que antes era vista como uma verdadeira vilã pelos especialistas, tem vindo a ser redimida em pesquisas recentes, que revelam que os níveis de colesterol LDL (o colesterol mau) contido nela pertencem a uma medida diferente das taxas do sangue, não influenciando no aumento do fator que causa danos ao coração.

Segundo um estudo norte-americano divulgado no The Huffignton Post, o consumo de ovos não teve efeito sobre os níveis de colesterol total no sangue de 115 adultos saudáveis. Adicionalmente, outra pesquisa encontrou indícios de que comer com moderação ovos inteiros (clara e gema) aumenta o HDL (o colesterol bom e protetor do coração).

Drew Ramsey, professor de psiquiatria na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, que estuda a relação entre comportamentos de vida, como dieta e saúde psicológica, afirmou: "Há problemas muito maiores na dieta americana do que o colesterol. Todos estamos de acordo que o verdadeiro problema com diabetes e obesidade é comer demasiada comida processada".

Com o sinal verde para o consumo da gema do ovo, vale destacar as suas propriedades benéficas. A gema é uma das mais ricas fontes alimentares da colina, uma substância derivada de um aminoácido denominado serina (que faz parte do complexo B e está associada à sensação de bem-estar e felicidade).

A colina contida no ovo também está relacionada à melhor função neurológica e redução da inflamação, sendo que também há provas científicas de que este nutriente é excelente para a dieta das grávidas, já que contribui para o desenvolvimento cerebral do feto. As gemas também contêm dois carotenóides, sendo eles a luteína e a zeaxantina, que protegem a visão.

Os ovos são igualmente ricas em enxofre, um nutriente essencial que contribui para a absorção de vitamina B para a função hepática. Mais ainda, a substância é essencial para a produção de colágenio e queratina, que ajudam a manter o cabelo brilhante, unhas fortes e pele viçosa.

A não esquecer que todos os benefícios da gema não retiram qualidades às claras, de baixo índice calórico e reduzido teor de gordura, sendo excelentes fontes de proteína. Entretanto, juntas são consideradas o 'padrão ouro' proteico, sendo os seus aminoácidos os mais digeríveis para os seres humanos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório