Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

A autêntica festa cigana. 'Nomad Fest' acontece na Fábrica Braço de Prata

Primeiro festival inteiramente dedicado à cultura cigana apresentará uma amostra da diversa e rica música nómada.

A autêntica festa cigana. 'Nomad Fest' acontece na Fábrica Braço de Prata
Notícias ao Minuto

22:00 - 07/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Festa

Sempre teve curiosidade sobre a cultura cigana? O 'Nomad Fest' vem trazer a Lisboa, pela primeira vez, a junção de várias culturas musicais ciganas. Desde o Rajastão, passando pela música manouche, atravessando o flamenco das terras de Espanha às de Portugal, até chegar ao ponto de encontro, que é a Fábrica Braço de Prata, em 14 de Dezembro de 2019, a partir das 20h.

"Será desta forma que a cultura nómada se aproximará dos 'operários' da Fábrica Braço de Prata, mais uma vez pioneira num festival cuja ideia é não apenas a inclusão, mas a real valorização de uma cultura rica e vasta - a exemplo do Kora Fest", justificam em comunicado.  

Em oito horas de programação, nomes em destaque desta cena musical, como Rajasthan Boys, Diego El Gavi, Flamen4tet, Miss Manouche, Noninho & Pam Pam, DJ Johnny Selecta Tupimambo e Caesar Barbosa ocuparão todas as salas.  

A cozinha será dedicada, claro, aos sabores da gastronomia de raiz cigana. 

Conheça o cartaz 

Rajasthan Boys | Os 'Rajasthani Boys' fazem parte do grupo 'Dil Mastana', muito bem recebido em Lisboa no ano passado. Esses artistas integram a mais famosa comunidade de música tradicional do Rajastão, em que a música é passada de geração a geração. O repertório inclui os vocais ornamentados, acompanhadas de "sindhi sarangi" e da clássica tabla Hindustani (do norte da Índia).

Diego El Gavi | Com um talento indiscutível e um estilo muito próprio, Diego El Gavi juntou os elementos típicos do estilo flamenco com o jazz e música latina.  Nos concertos em nome próprio, conta com nomes já conhecidos e igual excelência musical: na guitarra flamenca, Paulo Croft; ao piano, Victor Zamora;  no baixo eléctrico, Léo Espinosa, e, na bateria e cajon, Marcelo Araújo.

Flamen4tet | Diego el Gavi, Ricardo Pinto (trompete), Paulo Croft (guitarra), para além de Sofia Abraços e João Pereira (ballet) são a prova de que o Flamenco não pertence apenas à Andaluzia.

Miss Manouche | O ritmo swing dos 20/30, a paixão fogosa do jazz manouche e da incontornável figura de Django Reinhardt são o cartão-de-visita do quarteto Miss Manouche.

Noninho & Pam Pam 

DJ Johnny | Por trás das mesas giratórias, Johnny teve um papel importante na evolução da dance music na cena dos clubes portugueses. Johnny também cativou milhares de ouvintes através de programas de rádio no RCP, XFM, Radio Marginal e Rádio Oxigénio -e foi uma das forças propulsoras do movimento drum'n'bass português. Além disso, investe no cruzamento de sonoridades de jazz, almas, hip hop, afro ridims e dancehallreggae com as mais modernas linguagens da música.

SelectaTupimambo | Gonçalo Sal faz uma fusão psicadélica e progressiva de estilos, do acústico ao electrónico, do afro ao latino, dos Balcãs ao swing e do dub ao drum'n'bass.

Caesar Barbosa | Teve o primeiro contacto com a música através das rodas de violão realizadas pelos tios, no Brasil. Nesses encontros familiares, conheceu géneros como o brega, baião e muitos ritmos do Nordeste brasileiro. Já na adolescência, influenciado por mitos como Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan. Passou, assim, a dedicar-se integralmente à música, iniciando sua formação teórica sob a tutela de nomes como Williams Pereira e o maestro Ian Guest.

Serviço

Fábrica Braço de Prata | Rua da Fábrica de Material de Guerra 1, Lisboa

Transportes públicos|  Autocarros 728, 718, 755, 781. Comboio Linha de Sintra - Estação Braço de Prata

Bilhete a 10€ | Dá acesso a todos os concertos do festival  

Jantar 10€ por pessoa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório