Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Doçaria conventual e palaciana a partir de sexta-feira em Alcáçovas

Doceiros de vários pontos do país vão apresentar a partir de sexta-feira e até domingo em Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo (Évora), "o melhor da doçaria conventual e palaciana", divulgou hoje a câmara municipal.

Doçaria conventual e palaciana a partir de sexta-feira em Alcáçovas
Notícias ao Minuto

14:17 - 05/12/19 por Lusa

Lifestyle Doces conventuais

Trata-se da 20.ª edição da Mostra de Doçaria de Alcáçovas, que vai decorrer no Largo da Gamita, na vila alentejana, com entrada livre, promovida pelo município de Viana do Alentejo em parceria com a Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Neste fim de semana, recheado de várias iguarias, doces locais de "fazer crescer água na boca", como o "Bolo Conde de Alcáçovas", o "Bolo Real", as "Sardinhas Albardadas" e os "Amores de Viana" voltam a ser os "reis" de um certame que já se afirmou como "um dos eventos de inverno da região que atrai cada vez mais visitantes", realçou a câmara municipal.

O programa, segundo os promotores, inclui o 8.º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, com prémios para os melhores doces e que pretende sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa.

Nesta edição do certame, o programa conta também com várias sessões de "showcooking", com a presença do chefe Vítor Costa, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, e de doceiros do concelho, nomeadamente Casa Maria Vitória e a Padaria do Ernesto.

Além dos doces, as "estrelas" do certame, a iniciativa oferece aos visitantes um programa cultural que abrange dança, homenagem ao cante alentejano, fado com Cláudia Picado e Lúcio Bamond, no sábado à noite, e o espetáculo musical da banda Par ou Ímpar, no domingo à tarde.

O município de Viana do Alentejo vai homenagear o cante alentejano, quando se assinalam os cinco anos da classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com a atuação dos grupos corais do concelho, no sábado à tarde, na mostra de doçaria.

Um passeio a cavalo, uma caminhada e o XXI Critério de Corta Mato Paulo Guerra são algumas das iniciativas desportivas, promovidas por associações locais e regionais que constam do programa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório