Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Vinhos Quinta de Lemos à prova no Festival Tinto no Branco

Dias 6 e 7 de dezembro, Viseu volta a celebrar a literatura e os vinhos,no acolhedor Solar do Vinho do Dão, em Viseu.

Notícias ao Minuto

12:30 - 05/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Prova de vinhos

Vinho e livros: haverá casamento mais perfeito? O festival de inverno mais charmoso de Viseu volta ao Solar do Vinho do Dão, nos dias 6 e 7 de dezembro - e os vinhos Quinta de Lemos vão marcar presença. O evento, que casa os prazeres da literatura com os sabores eno-gastronómicos, alia o salão de vinhos 'Vinhos de Inverno' e o Festival Literário Tinto no Branco, já na sua 5ª edição.

À prova por parte da Quinta de Lemos, estarão os vinhos Nélita 2016, Dona Santana 2008 e Touriga Nacional 2011. O enólogo Hugo Chaves marcará presença na sexta-feira 6 de dezembro. “Gostamos sempre de participar em eventos que enaltecem o Dão e a região de Viseu. Além do mais, a boa literatura pode ser o 'pairing' perfeito para os vinhos Quinta de Lemos”, defende Hugo Chaves, enólogo deste projecto do Dão.

O 'casamento' entre a literatura e os vinhos terá este ano, uma vez mais, convidados de luxo para o copo de água: o romancista inglês Jonathan Coe, a escritora uruguaia Carmen Posadas, o autor cabo-verdiano Germano Almeida (Prémio Camões 2018) e o jovem talento Afonso Reis Cabral (vencedor do Prémio José Saramago 2019) são alguns dos nomes fortes das letras. O Tinto no Branco tem ainda, ao longo do fim-de-semana, concertos e performances literárias, espectáculos infantis e visitas guiadas, que o tornam numa proposta muito apetecível para o fim-de-semana.

Sobre os vinhos Quinta de Lemos:

Os vinhos Quinta de Lemos reflectem as características do Dão elevadas ao seu expoente máximo. Símbolo da nova geração de produtores desta região, apresenta vinhos aspiracionais que começaram com o sonho de Celso de Lemos de criar um vinho excepcional, em meados da década de 1990, quando adquiriu a quinta.

Desde que o primeiro vinho foi lançado no mercado em 2010, a qualidade dos vinhos Quinta de Lemos tem sido alvo das principais distinções a nível nacional e internacional. Robert Parker, o crítico da área mais reconhecido internacionalmente, pontuou dois vinhos da colheita de 2011 da Quinta de Lemos, o Dona Georgina e o Touriga Nacional, com 94 pontos, feito que poucos produtores no mundo se podem orgulhar. Por outro lado, a Quinta de Lemos é um dos únicos produtores que todos os anos cria vinhos monovarietais, que exibem as características individuais de quatro castas autóctones da região (Alfrocheiro, Jaen, Touriga Nacional e Tinta Roriz), trabalhando-as de forma especial. Apenas 25% das uvas retiradas das vinhas são utilizadas para a produção de todos os vinhos, que respeitam os padrões de alta qualidade requeridos pela família de Lemos. Além dos vinhos monocasta, a marca produz todos os anos blends, elaborados a partir de castas autóctones da região, que homenageiam as figuras femininas da família (Dona Georgina, Dona Santana, Dona Louise, Dona Paulette, Geraldine, Nélita).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório