Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Por que o estômago faz barulho quando estamos com fome

Quem nunca sentiu o estômago roncar?

Por que o estômago faz barulho quando estamos com fome
Notícias ao Minuto

10:00 - 05/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Funcionamento do estômago

Levantou-se cedo, atrasado, engoliu qualquer coisa antes de sair de casa, chegou ao trabalho ou à escola e deu início aos seus afazeres. Algumas horas depois, porém, o seu estômago começa a reclamar da falta de comida e a sonorização da sua manhã é preenchida pelo barulho da sua barriga roncando - sobretudo nos momentos menos indicados e mais embaraçosos... numa reunião com o chefe, por exemplo. 

Mas, por que isso acontece, afinal? O corpo vive dos nutrientes que capta daquilo que ingere: líquidos e sólidos. Por sua vez, o estômago vai acabar por engolir também um pouco de ar, que libertamos durante o dia. 

Peristaltismo

Para processar o que consumimos, o ácido gástrico vai ajudar a transformar a comida numa pasta a ponto de seguir para o seu intestino e deixá-lo saciado e nutrido. É toda essa circulação, denominada de 'movimento peristáltico', que faz com que consiga ouvir, de vez em quando, a barriga a emitir barulhos depois do almoço ou de outras refeição.

No caso do estômago vazio, que também produz barulhos, a culpa é novamente do movimento peristáltico que, na falta do que transportar, continua a esforçar-se o para sugar qualquer resquício de alimento que tenha permanecido no seu estômago. 

A sensação dos músculos a contraírem-se é bastante desconfortável, e é por isso que, quando acontece, pensamos de imediato que precisamos de comer – e estamos certos! Assim que ingerir algum alimento, o seu estômago vai ficar finalmente ocupado e o intestino vai ter o que sugar. Pronto, e o incómodo acaba. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório