Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Barbie desafia escolas a valorizar o papel da mulher na história nacional

No âmbito do projeto global 'Dream Gap', a marca lança o 'Programa Escolar Tu Podes Ser O Que Quiseres', que pretende destacar verdadeiras heroínas nacionais e inspirar os adultos de amanhã a serem o que quiserem pelo mundo fora

Notícias ao Minuto

13:48 - 04/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Barbie Dream Gap

A Barbie, com o intuito de influenciar positivamente as crianças portuguesas e de mostrar-lhes o potencial infinito das mulheres, lançou o 'Programa Escolar Tu Podes Ser O Que Quiseres'. Criado no âmbito do 'Dream Gap' - iniciativa global que procura combater a fase desafiante de autorreconhecimento com que as meninas se deparam na infância – o projeto disponibiliza não só diversos materiais didáticos para serem aplicados em sala de aula, como oferece a oportunidade a três escolas portuguesas de receberem, em 2020, a embaixadora Mariana Monteiro para um momento especial e inspirador.

Em Portugal, um pouco como no resto do mundo, a historiografia escolar tem vindo a privilegiar os homens. Apesar da história do país ter sido marcada por mulheres admiráveis, a verdade é que os referentes femininos que aparecem nos manuais escolares do ensino básico continuam a ser mais escassos que os masculinos. Perante esta situação, a Barbie decidiu reforçar o seu compromisso com o desenvolvimento da próxima geração, favorecendo a igualdade real e efetiva entre as crianças através do lançamento do 'Programa Escolar Tu Podes Ser O Que Quiseres'.

Disponível online, o programa educacional é composto por diversas unidades pedagógicas, dinâmicas de grupo e desafios de investigação, a que os professores vão poder aceder gratuitamente. O objetivo passa por valorizar, de uma forma simples, clara e divertida, o papel das mulheres na história portuguesa, inspirando os adultos de amanhã a identificarem-se com diferentes profissões, a pensar em grande e a acreditarem que também eles poderão ter um futuro brilhante pela frente.

Para participar no concurso educacional, cujas inscrições decorrerão entre 16 de dezembro de 2019 e 21 de fevereiro de 2020, as escolas terão de elaborar e submeter no site da iniciativa um poster motivacional com quatro personalidades femininas da sociedade moderna, onde pelo menos uma seja portuguesa, que se tenham destacado em quatro áreas-chave: cultura, ciência, desporto e política. Além de ilustrar as mulheres através de uma fotografia ou desenho, deverão também descrever os seus maiores marcos e indicar os motivos que os levaram a selecioná-la. As escolas com os projetos vencedores, selecionados pela Mattel, serão anunciadas dia 28 de fevereiro de 2020 e contarão com a presença da atriz Mariana Monteiro, numa data a definir, para uma dinâmica lúdico-pedagógica de consciencialização, na qual vão poder descobrir um pouco mais sobre o percurso da atriz e a importância do papel das mulheres no mundo.

Há 60 anos, Ruth Handler apercebeu-se que, enquanto o seu filho brincava a uma infinidade de jogos, como pilotos, cowboys e astronautas, a sua filha apenas se imaginava como mãe ou enfermeira nos jogos de faz de conta. Assim, decidiu criar a Barbie para que todas as meninas pudessem entrar em contacto com novas profissões, convidando-as a explorar novas realidades.

Até aos dias de hoje, mais de 200 profissões foram criadas no mundo da Barbie para inspirar meninas de todas as idades a imaginar sem limites e incentivá-las a explorar ao máximo o seu potencial. Mas, além de imaginarem, era também importante que vissem mulheres reais que conseguiram atingir os seus objetivos e ter carreiras de sucesso. Assim, a marca tem vindo a destacar heroínas e modelos a seguir, tanto internacionalmente como no território nacional, de que são exemplo as homenageadas Nicola Adams, boxer olímpica, Ashley Graham, modelo e ativista, a Telma Monteiro, artista plástica, e a Dra. Zita Martins, astrobióloga.

Agora, consciente de que, numa fase inicial da vida, é importante ver para crer, a Barbie junta-se a um verdadeiro role model nacional, a Mariana Monteiro, para levar a mensagem 'Tu podes ser o que quiseres' até às escolas portuguesas, de forma a sensibilizar as crianças para a problemática do Dream Gap, contribuir para o aumento da sua confiança e estimulá-las a seguirem os seus sonhos, independentemente de quais forem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório