Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2019
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Estudo: Escovar os dentes pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca

Os participantes foram submetidos a um exame médico de rotina entre 2003 e 2004.

Estudo: Escovar os dentes pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca

Uma investigação divulgada no European Journal of Preventive Cardiology afirma que escovar os dentes três ou mais vezes por dia está associado a um menor risco de insuficiência cardíaca e fibrilhação auricular (um tipo de arritmia). 

Uma teoria possível é que o ato frequente de escovar reduz as bactérias que vivem entre os dentes e as gengivas, impedindo que estas entrem na corrente sanguínea e causem inflamação no organismo. Sabe-se que essa inflamação aumenta o risco de batimentos cardíacos irregulares e insuficiência cardíaca.

Na nova investigação, cientistas da Coreia do Sul examinaram a conexão entre a higiene bucal e a ocorrência dessas duas condições num estudo que contou com a participação de mais de 161 mil pessoas com idades compreendidas entre os 40 e 79 anos, sem histórico de insuficiência cardíaca e fibrilhação auricular.

O principal autor, Tae-Jin Song, da Universidade Ewha Womans, em Seul, disse citado pelo The Mirror: "Estudámos um grande grupo por um longo período, o que acrescenta força às nossas descobertas".

Os participantes foram submetidos a um exame médico de rotina entre 2003 e 2004 e foram recolhidas informações sobre altura, peso, exames laboratoriais, doenças, estilo de vida, saúde bucal e comportamentos de higiene bucal.

Durante um acompanhamento médio de 10 anos e meio, três por cento dos participantes desenvolveram fibrilhação auricular e cerca de cinco por cento desenvolveram insuficiência cardíaca. Escovar os dentes três ou mais vezes ao dia foi associado a um risco 10% menor de fibrilhação auricular e a um risco 12% menor de insuficiência cardíaca durante o acompanhamento.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório