Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ar que respira está a causar o aumento exponencial deste cancro letal

Pela primeira vez, pesquisa liga a típica sujidade das grandes cidades a um tipo altamente mortal de cancro.

Ar que respira está a causar o aumento exponencial deste cancro letal
Notícias ao Minuto

15:20 - 03/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Poluição e cancro

De acordo com um novo estudo realizado por investigadores da Universidade McGill, no Canadá, divulgado no periódico científico Epidemiology, pode haver uma relação entre a poluição do ar e o aparecimento de tumores cerebrais malignos. Publicada neste mês, a pesquisa levou em conta o impacto da aspiração de partículas ultrafinas de sujidade na saúde do homem.

Esse tipo de substância, muito comum em grandes cidades, é invisível a olho nu. Todavia, pode ser facilmente sugada durante a respiração, fazendo com que frequentemente a aspiremos sem saber.

Os cientistas analisaram dados de saúde de quase dois milhões de canadianos, recolhidos entre 1991 e 2016, e relacionaram-nos aos níveis de poluição do ar encontrados nos locais onde essas pessoas viviam. Como conclusão, constataram que mais de 1400 participantes do estudo haviam desenvolvido tumores no cérebro. O levantamento fez com que os especialistas percebessem que, em grandes metrópoles, o aparecimento desse tipo de cancro pode ser mais comum do que se pensava.

Em média, os tumores cerebrais malignos afetam entre oito a cada 100 mil pessoas. Contudo, de acordo com os investigadores, esse número pode ser maior em cidades poluídas: nove a cada 100 mil cidadãos sofreriam com a doença. Para isso, basta que o ar contenha acima de 10 mil nanopartículas ultrafinas de poluição por centímetro cúbico — na prática, concentração presente em qualquer via ocupada por veículos poluentes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório