Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Beber água antes ou depois do café? Eis a questão

O pequeno copo de água que tantas vezes acompanha o café tem originalmente o intuito de limpar as papilas gustativas antes da degustação, mas nem todos os especialistas concordam.

Beber água antes ou depois do café? Eis a questão
Notícias ao Minuto

09:05 - 03/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Beber café

Como aponta a BBC Good Food o principal propósito da água que acompanha o café é limpar as papilas gustativas. Assim como o vinho pede um copo de água para que o seu sabor seja melhor apreciado, o bom café também pede que o paladar esteja limpo. Neste caso, a água deve ser ingerida antes do café. 

Mas para Georgia Franco de Souza, mestre torradora do Lucca Cafés Especiais e provadora profissional de cafés, a quantidade de água que normalmente acompanha a chávena de café, uma pequena dose, não é o suficiente. “A água entra como um acompanhamento do café, igual ao vinho. Por isso, para nós, apenas aquela quantidade não é suficiente”, explica.

Nem antes nem depois

"Achamos que a água tem que ser tratada como um item na gastronomia. Ou seja esta deve ser degustada do mesmo modo que o café”, comenta Georgia. Para a especialista, o ideal seria, portanto, que o cliente pedisse uma garrafa de água — e neste caso, não existe um momento certo para bebê-la. ”Quando se senta para fazer uma refeição, não pensa se vai beber água antes, durante ou depois. A água está ali, para quando quiser limpar o paladar, a qualquer momento“, afirma. 

Segundo a mestre, a água escolhida influencia na experiência sensorial de beber o café. A água deve ser pouco abrasiva, e possuir uma maior concentração de bicarbonato, o que deixa uma sensação mais suave na boca, e menor concentração de sódio. 

Faz bem à saúde

Como explica a BBC, uma quantidade maior de água juntamente com o café faz bem à saúde. Além dos benefícios naturais atribuídos à água mineral como ao auxílio à diminuição do stress e da presença de radicais livres, trata-se de uma ótima acompanhante do café por conta da hidratação que proporciona - já que a cafeína tende a contribuir para a retenção de liquídos

Adicionalmente, a publicação reforça que beber água antes ou enquanto toma café dilui o impacto da bebida quente no estômago, que para os mais sensíveis pode contribuir para gerar problemas gastrointestinais e irritar o órgão

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório