HIIT. Saiba como fazer o treino de 30 minutos que tonifica e emagrece

Uma das maiores tendências atuais do fitness em todo o mundo, o HIIT está a ganhar cada vez mais adeptos quer pela praticidade e pela eficiência.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
29/11/2019 14:00 ‧ 29/11/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

HIIT

HIIT é a sigla em inglês para 'High Intensity Interval Training' ('Treino Intervalado de Alta Intensidade'). Como o próprio nome diz, o HIIT é um treino intenso de curta duração, muito apropriado para pessoas que possuem pouco tempo para treinar e pretendem perder peso rapidamente. 

Como fazer o HIIT

Pode realizar este treino de diversas formas: na bicicleta, na passadeira, com pesos (anilhas, halteres, barras) ou simplesmente com o peso do próprio corpo.

O que importa é seguir um dos protocolos. Um dos mais comuns é o TABATA, que consiste em realizar o exercício escolhido por 20 segundos com a maior intensidade possível e descansar por 10 segundos. Deve repetir esse procedimento no máximo por 20 minutos.

Todavia, existem outros tipos de treino. É possível, por exemplo, alternar estímulos de intensidade máxima de 1 a 2 minutos com estímulos de intensidade baixa de 2 a 3 minutos.

É muito importante, que um profissional de educação física oriente a prática desta atividade, já que somente ele é capaz de determinar qual o protocolo que se encaixa melhor com os seus objetivos e capacidade física. 

Vantagens do HIIT

O HIIT é um treino curto. Em 30 minutos aquece, treina, descansa e está pronto para se ir embora, ou seja, é ideal para quem não pode ou não quer perder muito tempo no ginásio.

Pesquisas apontam que o exercício intervalado gasta mais calorias do que uma caminhada ou uma corrida na passadeira de 60 minutos, sendo uma ótima alternativa para quem quer emagrecer.

O treino HIIT pode ser feito em qualquer lugar, com qualquer aparelho ou sem aparelho, como citado anteriormente.

Qualquer pessoa pode fazer o HIIT, desde o aluno iniciante até ao avançado, na medida em que cada um segue e respeita a sua intensidade máxima. 

O melhor de tudo, é o aumento do consumo de oxigénio pós-exercício (sigla em inglês, EPOC). Ou seja, gasta muitas calorias no pós treino, pois como a prática é extremamente intensa, o seu metabolismo mantém-se acelerado por horas. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas