Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2020
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

Cinco factos que todas as mulheres têm de saber sobre o copo menstrual

Já ouviu falar do copo menstrual? O pequeno recipiente, é geralmente feito à base de silicone ou de algum tipo de plástico, que, ao ser inserido na vagina, recolhe o sangue menstrual.

Cinco factos que todas as mulheres têm de saber sobre o copo menstrual

Trata-se de uma alternativa cada vez mais popular aos absorventes externos e internos (pensos higiénicos e tampões), principalmente por ser uma opção económica e ecológica.

A ginecologista e obstetra Halana Faria é entusiasta do copo e comentou ao Huffpost que recentemente se apercebeu de um grande aumento no interesse relativamente ao produto, comparativamente a época em que ela mesma o descobriu, há cerca de sete anos. "Acho fantástico que as mulheres estejam a aderir. É um sinal de que querem conhecer a sua menstruação e ter um contato mais íntimo com o seu ciclo"

A médica também destaca que o copo exige uma certa manipulação, já que usá-lo requer tocar-se. "Trata-se de mexer com um tabu, certo? A menstruação também deixa de ser aquela coisa incómoda, suja, com um odor desagradável e ganha um status positivo, de curiosidade, de autoconhecimento".

O copo, quando utilizado corretamente, fica imperceptível no corpo da mulher. Para colocá-lo, a mulher deve dobrar o produto da maneira que preferir e inserir na vagina. Este pode ser usado na hora de fazer urinar e deve ser esvaziado entre duas a quatro vezes por dia. Já para tirar, é necessário apertar um pouco o copo para retirar o vácuo.

Depois de cada ciclo, a recomendação é lavar e ferver o objeto, além de conservá-lo em recipientes arejados e não hermeticamente fechados, que podem facilitar a proliferação de bactérias e fungos. “É normal que este comece a escurecer um pouco com o uso”, explica Halana Faria.

O que deve saber sobre os copos menstruais:

1. Tem um tamanho certo para o seu corpo

Os copos estão disponíveis em diversas cores, modelos e tamanhos. Esse último item é essencial: deve escolher o mais adequado para si. O tamanho errado pode causar vazamentos, desconforto e até aumentar o risco de infecção urinária.

Entre os fatores que influenciam o tamanho do copo estão a vida sexual, se a mulher já passou por um parto, fez um aborto, o fluxo menstrual e até mesmo a prática de algumas atividades físicas que podem influenciar na musculatura pélvica. Virgens podem usar o coletor, mas há o risco do hímen se romper. 

2. Do que é feito

A composição dos copos varia conforme a marca. Geralmente são de silicone ou do chamado TPE (material semelhante à borracha). Helana Faria aconselha a mulher a escolher um copo maleável e de qualidade. Também é importante lembrar que, por serem feitos de materiais sintéticos, podem causar alergias.

3. É económico

Sim, é mais caro do que uma embalagem de pensos higiénicos ou tampões. Mas a vida útil do produto é bastante prolongada: já que pode durar até 10 ou 15 anos se usado corretamente. Considerando o preço dos absorventes, o copo é sem dúvida algum um bom investimento. 

4. É ecológico

Por substituir os absorventes descartáveis (tanto o interno quanto o externo), o copo menstrual ganhou a fama de ser ecológico e benéfico para o meio ambiente. Na medida em que apenas um produto servirá para usar durante a sua menstruação por anos e anos.

5. É higiénico

"O copo menstrual é higiénico e não tem odor. Se a menstruação tem um odor desagradável pode ser uma infecção", alerta a ginecologista. Geralmente, associamos a menstruação a um odor desagradável. Mas muitas vezes esse odor é só o sangue a entrar em contato com o ar, processo que é diferente para quem usa o copo. O descarte do sangue pode se dar no sanita, no lavatório, ralos, etc. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório