Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco alimentos tão viciantes quanto drogas, a ciência explica

Está totalmente viciado nestas iguarias?

Cinco alimentos tão viciantes quanto drogas, a ciência explica
Notícias ao Minuto

13:00 - 28/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alimentos viciantes

As drogas fazem mal à saúde, entre outras coisas, porque viciam e exageramos na dose. Disso todos sabemos.

O que muitas pessoas não levam em consideração é que certos alimentos também podem ser viciantes, coma aponta a publicação Hypescience, sendo que alguns têm inclusive os mesmos efeitos químicos no corpo humano como substâncias ilícitas. 

Carne

A carne contém hipoxantina, um estimulante semelhante à cafeína que nos faz sentir satisfeitos. A hipoxantina tem até as mesmas propriedades da cafeína. É por isso que algumas pessoas exibem sintomas de abstinência e um desejo intenso por esse tipo de alimento quando não o comem durante um certo período de tempo.

A carne contém ainda outras substâncias que causam dependência, como os ácidos guanílico e inosínico, que têm o mesmo efeito que a hipoxantina.

Queijo

O queijo é outro alimento viciante. Pode até ser a razão pela qual algumas pessoas são 'loucas' por pizza. Isto porque o queijo contém opióides como caseínas e casomorfinas.

As casomorfinas são fragmentos de caseína que se ligam aos mesmos receptores cerebrais que drogas como morfina e heroína. Em resposta, o cérebro libera dopamina da mesma forma que quando alguém usa drogas.

Açúcar

Um estudo realizado por investigadores da Universidade Tecnológica de Queensland (Austrália) descobriu que o açúcar tem o mesmo efeito no corpo que a cocaína. Ambos libertam dopamina no organismo. A longo prazo, a quantidade de dopamina libertada torna-se menor em comparação com a quantidade de cocaína ou açúcar consumida, levando os dependentes a quererem mais.

Quando um viciado em açúcar não obtém açúcar suficiente, pode cair em depressão. Também pode exibir sintomas de abstinência. A Administração de Drogas e Alimentos norte-americana, inclusive, aprovou a vareniclina, a mesma droga usada para tratar a abstinência de nicotina, para tratar a abstinência de açúcar. Outro estudo do realizado pelo médico James DiNicolantonio descobriu que o açúcar é ainda mais viciante do que a cocaína. Na experiência, ratos viciados em cocaína trocaram a droga por açúcar depois de prová-lo pela primeira vez.

Café

Esta bebida contém cafeína, que foi coroada 'a droga mais viciante e amplamente utilizada no mundo'. A substância desencadeia a libertação de dopamina no corpo, fazendo com que nos sintamos bem, da mesma forma que as drogas fazem os usuários se sentirem bem.

Chocolate

O chocolate contém açúcar, gorduras, teobromina e encefalina. Essas duas últimas substâncias são estimulantes.

A teobromina, em particular, é conhecida por desencadear a expansão dos vasos sanguíneos e uma queda na nossa frequência cardíaca e pressão arterial para criar uma sensação de relaxamento, assim como as drogas fazem.

Os efeitos da encefalina necessitam de ser alvo de mais estudos, porque a maioria das pesquisas relevantes foram feitas em ratos. Nos animais, o consumo de encefalina estimulou receptores opióides do cérebro, assim como a heroína e a morfina. Ao mesmo tempo, fez com que os ratos desejassem mais chocolate para manter a 'aquela sensação'.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório