Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Gosta de comer na cama? Motivos para nunca mais o fazer

Se tem o hábito de comer na cama - a ver filmes, séries ou simplesmente a mexer no telemóvel, por exemplo - tenha atenção.

Gosta de comer na cama? Motivos para nunca mais o fazer

Neste caso, é bem comum deixar migalhas ou restos de comida caírem no colchão, o que pode causar uma série de problemas. Para que se convença a fazer as refeições sentado à mesa (em vez de no quarto) eis os principais motivos para abolir o hábito. 

Ao comer na cama, pode atrair insetos, microrganismos e bactérias para o colchão

Manter a higiene do local em que dorme é extremamente importante. E não é imperativo somente ter cuidado com a sujidade trazida da rua, também é necessário ter atenção para não sujar o colchão com restos de comida ou bebidas. Por isso, muitos médicos e especialistas não recomendam comer em cima da cama - tendo em mente que os alimentos atraem insetos e microrganismos prejudiciais para a saúde.

Quem tem alergias, por exemplo, pode sofrer bastante. Afinal, restos de comida podem atrair ácaros e, em casos, mais graves, bactérias que provocam infecções. 

Migalhas espalhadas pela cama também podem causar ferimentos na pele

Outro problema decorrente das migalhas na cama é que, quando pressionadas entre o corpo e o colchão, podem fazer feridas na pele e causar pequenas lesões. Por isso, é importante tomar bastante cuidado com restos de bolachas, de pipocas, frutos secos e por aí em diante. 

Comer na cama pode gerar má postura e, consequentemente, atrapalha a digestão

Muita gente acaba por esquecer-se, mas comer com uma boa postura (com a coluna reta) é algo fundamental. O problema é que ao comer na cama há o hábito de se permanecer deitado e com a coluna inclinada - o que pode ser prejudicial para o corpo e também para a digestão.

De acordo com o investigador e professor James Brown, que leciona Biologia e Ciências Biomédicas na Aston University, no Reino Unido, comer deitado atrapalha a absorção de nutrientes (como os hidratos de carbono, que são uma das nossas principais fontes de energia). Por isso, o ideal é fazer todas as refeições sentado à mesa, com a coluna bem reta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório