Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Seis alimentos que previnem e controlam a hipertensão. Diga sim

Estima-se que um em cada quatro portugueses sofra de pressão alta.

Seis alimentos que previnem e controlam a hipertensão. Diga sim
Notícias ao Minuto

10:00 - 28/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Combate à pressão alta

A hipertensão é uma doença cardiovascular que se caracteriza por um elevado nível da pressão sanguínea nas artérias. Por se tratar de um problema crónico que pode causar inúmeras complicações (desde contribuir para a ocorrência de enfartes ou de derrames), é necessário fazer um tratamento específico com um médico cardiologista - no entanto, o que muitos não sabem é que o consumo de uma alimentação saudável também pode ser uma excelente aliada!

Existem vários alimentos, como sumo de beterraba e clara de ovo, por exemplo, que contam com substâncias que ajudam a amenizar o problema por relaxarem os vasos sanguíneos ou conseguirem bloquear o que causa a pressão alta.

Eis seis alimentos, de acordo com a revista TIME, que ajudam a prevenir e a controlar a hipertensão:

1. Sumo de beterraba

Muito conhecido pela sua ação detox - para eliminar toxinas do organismo e ajudar a emagrecer -, o sumo de beterraba também funciona como um remédio natural para reduzir a pressão arterial. De acordo com um estudo realizado no Instituto de Diabetes e Coração Baker na Austrália, o sumo 'milagroso' atua rapidamente no organismo, pouco tempo após a sua ingestão. Essa vantagem tem a ver com a presença do nitrato na composição da beterraba, que relaxa e dilata os vasos sanguíneos.

2. Aveia

Fonte de fibras, uma das maiores vantagens da aveia é aumentar a sensação de saciedade no organismo - o que ajuda a controlar o apetite por impedir os pequenos lanches entre uma refeição e outra e o exagero nas porções de alimentos. 

Como tal, a aveia acaba por ser uma aliada para os hipertensos por, consequentemente, também contribuir para o controlo da glicose sanguínea. Mais ainda, também ajuda a diminuir a retenção de líquidos e a melhorar a dilatação e circulação dos vasos sanguíneos por ter magnésio na sua composição.

3. Alho

Assim como a aveia, o alho também conta com todas as vantagens que advém da presença de magnésio: desincha o corpo e contribui para uma melhor circulação do sangue. O bulbo também é muito indicado para quem sofre de pressão alta por ser uma fonte rica de vitamina C, substância antioxidante que previne o aparecimento de doenças cardíacas por impedir a ação dos radicais livres.

4. Leite e derivados

Leite e os seus derivados - como queijo e iogurtes, por exemplo - são muito recomendados para o tratamento de hipertensos devido à alta concentração de cálcio. O motivo? É que essa substância consegue diminuir a pressão sanguínea e eliminar o sódio do organismo por funcionar como um hipotensor, que reduz a tensão arterial. O sódio aparece como um vilão para quem tem esse tipo de problema por atrair as moléculas de água e, assim, aumentar o volume do sangue dentro das veias e artérias.

5. Chocolate

Considerado por muitos o grande inimigo da dieta, o chocolate também faz parte da lista de alimentos que trazem benefícios para quem é hipertenso, contudo deve optar pelo chocolate preto. Isto porque a variedade com maior teor de cacau conta com flavonoides na sua composição, que por sua vez são capazes de favorecer o relaxamento dos vasos sanguíneos por contribuírem para a formação do ácido nítrico.

6. Clara do ovo

Um estudo realizado na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara do ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque tem uma substância - um peptídeo chamado RVSL - que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório