Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Como funciona, realmente, a Dieta do Paleolítico

Conheça melhor a dieta que tem cada vez mais seguidores.

Como funciona, realmente, a Dieta do Paleolítico
Notícias ao Minuto

19:00 - 27/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dietas

A Dieta do Paleolítico – ou dieta paleo – recria o regime alimentar das sociedades caçadoras -recoletoras de há dez mil anos que, ainda sem recurso à agricultura ou à pastorícia, alimentava-se no que a natureza tinha para oferecer e naquilo que cada tribo caçava.

Muito se tem falado acerca desta dieta que se tornou conhecida e falada em 2011 quando o cientista norte-americano Loren Cordain, especialista em Nutrição e fundador do movimento paleo, publicou o livro 'A Dieta do Paleolítico' no qual atribuiu à dieta vários benefícios que vão da perda de peso à proteção contra a acne, diabetes e doenças cardiovasculares.

Este regime alimentar assenta numa elevada ingestão de proteína animal, fibra, potássio, vitaminas, minerais antioxidantes e fitoquímicos vegetais. Defende um baixo consumo de hidratos de carbono e de sódio, uma ingestão moderada a elevada de gorduras mono e polinsaturadas e uma procura de equilíbrio na absorção de ómegas 3 e 6 e na relação acidez/alcalinidade do organismo.

O pão, os laticínios e as farinhas estão, portanto, abolidos deste tipo de alimentação. Nesta dieta, os hidratos de carbono e o cálcio provêm das frutas e vegetais.

Apesar de os pressupostos desta dieta favorecerem a manutenção do peso saudável, existem desvantagens como o cansaço provocado pela ausência de hidratos de carbono.  

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório