Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

MANICÓMIO: Consultas de psiquiatria e psicologia em open space

Pela primeira vez em Portugal, estão disponíveis consultas de psiquiatria, psicologia e terapia familiar dentro de um espaço de cowork, em Lisboa. As consultas acontecem todas as segundas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 15h, no espaço do Manicómio, no NOW Beato. O MANICÓMIO é um projeto social e cultural que pretende legitimar artistas portugueses que experienciam doença mental. A Associação coordenadora P28 recebeu este ano o prémio de Mérito pelo Ministério da Saúde.

MANICÓMIO: Consultas de psiquiatria e psicologia em open space
Notícias ao Minuto

17:30 - 27/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

O MANICÓMIO começa esta semana o Projeto Consultas de Psiquiatria Sem Paredes. Pela primeira vez em Portugal, estão disponíveis sessões de psiquiatria, psicologia e terapia familiar, num formato cowork. Estas consultas são a mais recente ação do MANICÓMIO, um projeto inovador e disruptivo na área da doença e saúde mental em Portugal. O MANICÓMIO está no edifício Now Beato, Rua do Grilo 135, Lisboa.

O MANICÓMIO pretende acabar com os muros e estigmas institucionais, as infindáveis listas de espera, e conseguir um contacto mais direto com os técnicos de saúde. Sem receção, senhas ou logísticas de centros de saúde, hospitais ou clínicas privadas, o Projeto Consultas de Psiquiatria Sem Paredes promove o contato direto com os técnicos e o reforço da identidade e respeito pela pessoa.

O MANICÓMIO é o primeiro espaço de criação de Arte Bruta em Portugal, onde conjuga a criação e a aproximação dos artistas residentes que experienciaram ou experienciam doença mental ao público, num único espaço de inovação e criatividade. Esta última ação segue a lógica de outras atividades do Manicómio que visam trazer a saúde mental para a agenda pública em Portugal, garantir condições mais dignas para pessoas que experienciam doença mental e facilitar o acesso a consultas com profissionais certificados, além de remover a vergonha e o estigma associados a este tipo de cuidado de saúde. 

“As consultas tanto de psiquiatria como de terapia vem colmatar uma falha muito grande na saúde mental, mas a cima de tudo vai limpar a imagem de que a consulta de psiquiatria não pode ser algo tão institucional e tão focada e por vezes tão doloroso entrar para uma clínica o ir até um  centro de saúde ou até os hospitais”, defende Sandro Resende, fundador do projeto MANICÓMIO

Apesar das consultas funcionarem em regime de espaço aberto – cowork, existe uma total privacidade entre o paciente e o psiquiatra ou psicólogo. Além disso, as consultas decorrem de forma habitual a outro tipo de consultas ou sessões, em que, por exemplo, o psiquiatra pode escrever receitas e a terapeuta familiar convidar pessoas a estarem presentes na sessão. 

Para João Rodrigues, psiquiatra do MANICÓMIO, estas consultas em espaço aberto são também uma mensagem para a sociedade portuguesa, onde é necessário começar a pensar na saúde e doença mental como um problema de todos: “Para mim há também a dimensão disto ser algo de ativismo e de performativo pelas consultas serem num espaço aberto, que vem dizer assim que a doença mental é um assunto e um problema público, um problema coletivo e não só individual."

Segundo o relatório Health at a Glance, de 2018, quase um quinto da população portuguesa sofre de doenças mentais. O tempo de espera por uma consulta de psiquiatria no Serviço Nacional de Saúde é em média de 6 meses, e de psicologia é de 5 meses. Em regime privado, uma consulta de psiquiatria custa entre 75 e 120 euros, e de terapia entre 60 e 100 euros. A consulta no MANICÓMIO tem um preço fixo de 30 euros e têm marcação direta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório