Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Asma grave afeta 5% a 10% dos doentes asmáticos em Portugal

Documentário internacional, exibido em evento com entrada gratuita, dá a conhecer o quotidiano destes doentes.

Asma grave afeta 5% a 10% dos doentes asmáticos em Portugal
Notícias ao Minuto

16:30 - 27/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Viver com asma

Dos 700 mil asmáticos em Portugal, estima-se que cerca de 35 mil sofram com asma grave, uma patologia limitante, segundo 'Programa Nacional para as Doenças Respiratórias 2017' da DGS. Mas, até que ponto? E em que medida pode o sistema de saúde melhorar ou inovar para dar uma resposta mais eficaz a estes doentes? Estas e outras questões, serão debatidas no próximo dia 6 de dezembro, pelas 16h30m, na Fundação Oriente, no evento 'Viver sem fôlego', uma iniciativa da AstraZeneca, no âmbito do programa Precision. O início será marcado pela exibição de um documentário internacional com testemunhos reais de doentes com asma grave, que nele partilham os desafios que enfrentam diariamente, as suas angústias, mas também as suas vitórias.

A asma grave tem um forte impacto no quotidiano de quem vive com esta patologia. Tarefas simples podem revelar-se verdadeiros desafios e o medo de complicações, como constipações ou infeções respiratórias graves, é uma constante. É por isso importante não só conhecer a realidade destes doentes e o seu dia-a-dia, mas também discutir formas de aumentar a sua qualidade de vida, que pode passar por um acompanhamento e tratamento mais personalizados.

Neste seguimento, e após a apresentação do contexto nacional a cargo de João Fonseca, especialista em Imunoalergologia e investigador do CINTESIS, o evento contará com a discussão sobre os “desafios e oportunidades para o sistema de saúde”, num painel que contará com a presença de membros da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Asmáticos.

O evento é dirigido ao público em geral e a profissionais de saúde, com entrada gratuita, mediante inscrição em viversemfolego.eventbrite.pt.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório