Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Entenda por que jamais deve beber café de estômago vazio

Uma pesquisa recente revelou que um dos hábitos mais tradicionais dos portugueses - beber café logo ao acordar - não é uma boa ideia.

Entenda por que jamais deve beber café de estômago vazio
Notícias ao Minuto

08:20 - 27/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Beber café em jejum

Quente ou frio, forte ou fraco: beber café é um dos hábitos mais enraizados e tradicionais dos portugueses. Ao todo, 80% da população saboreia ao menos uma chávena por dia. Inúmeras pesquisas já revelaram os benefícios da bebida, como a diminuição da mortalidade entre os amantes da cafeína e a proteção do cérebro contra a demência. Mas, embora não haja nada de prejudicial no consumo constante, jamais deve ingerir café em jejum. 

De acordo com uma pesquisa publicada pela revista norte-americana Reader’s Digest, essa prática pode prejudicar o sistema digestivo, já que o café, quando entra em contacto com o estômago, produz ácidos estomacais que podem danificar as paredes do próprio órgão, causando indigestão e azia.

Adicionalmente, segundo a publicação, beber café com o estômago vazio altera todo o ciclo circardiano do corpo. Ou seja, o relógio biológico deixa de funcionar de formar eficaz, devido à alteração nos níveis de cortisol – hormona que mantém o corpo alerta e com energia. Parece contraditório, já que o senso comum acredita que é só por meio do café que o corpo acorda. Mas, na maioria das vezes, a bebida pode atrasar todo o funcionamento biológico e tornar mais moroso e difícil o começo da jornada. 

Segundo o médico e diretor da PushDoctor.co.uk, Adam Simon, em entrevista ao site britânico Express, essa rotina pode potencializar o nervosismo, a ansiedade e outros efeitos colaterais, incluindo alterações de humor. “O café também pode aumentar a frequência cardíaca, irritabilidade e incapacidade de se concentrar”, disse. O especialista recomenda beba sempre café durante ou após uma refeição, como o pequeno-almoço. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório