Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Mulheres podem sentir pontapés fetais fantasma 28 anos depois do parto

Este é um resultado de um novo estudo.

Mulheres podem sentir pontapés fetais fantasma 28 anos depois do parto
Notícias ao Minuto

17:00 - 22/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Grávidas

As mulheres podem sentir pontapés fantasma na barriga, como se do feto se tratasse, até pelo menos 28 anos após o parto, revelou nova investigação.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores da Universidade Monash, na Austrália, realizaram entrevistas online a 197 mulheres australianas que já tivessem passado por uma gravidez.

Os investigadores descobriram que 40% das mulheres sentiam pontapés fetais fantasma após o parto e que a sensação persistiu por uma média de 6-8 anos. Porém, para uma mulher, a sensação continuou durante 28 anos.

A maioria das mulheres que sentiram pontapés fetais fantasma  afirmaram que estes ocorriam mais de uma vez por semana. 

Algumas destas mulheres relataram os pontapés fantasma como uma experiência positiva, afirmando que estes provocavam sentimentos de nostalgia ou conforto. Outras, por outro lado, ficaram confusas e chateadas com as sensações.

De facto, vinte e sete por cento das mulheres questionadas disseram que os pontapés as afetaram negativamente, principalmente aquelas que dizem ter sofrido aborto, natimorto, aborto espontâneo ou parto traumático. "Fiquei realmente chateada porque o meu corpo ainda estava 'enganado' ao pensar que eu ainda estava grávida", relatou uma participante anónima, cujo bebé foi entregue natimorto às 24 semanas, citada pelo The Independent.

Os investigadores admitem não ter ainda encontrado uma explicação biológica para os pontapés, mas esclarecem que estes pontapés fantasma pós-parto são uma sensação "amplamente comum".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório