Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Recém-estrelado chef Diogo Rocha reage a primeira distinção Michelin

O restaurante Mesa de Lemos recebeu esta quarta-feira, em Sevilha, a sua primeira estrela Michelin.

Recém-estrelado chef Diogo Rocha reage a primeira distinção Michelin
Notícias ao Minuto

13:25 - 21/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Gastronomia

A noite foi de festa para o chef Diogo Rocha, que ganhou esta quarta-feira a sua primeira estrela Michelin para o Mesa de Lemos, o restaurante na Quinta de Lemos, em Viseu. A aguardada distinção – que nos últimos anos era aposta regular nos vaticínios pré-gala Michelin – é uma justa homenagem à cuidada proposta gastronómica de Diogo Rocha, muito assente na qualidade dos produtos regionais e na representação de Portugal à mesa do Mesa de Lemos. Muito mais do que uma vitória individual, esta Estrela Michelin é também do Dão, de Viseu (região de que Diogo Rocha é embaixador, e que muito tem feito para divulgar) - e do país.

“Estou obviamente muito feliz com esta distinção. É algo para o qual trabalhei bastante, e que me enche de orgulho”, confidencia Diogo Rocha. “Tenho um agradecimento muito especial a fazer ao Celso de Lemos, proprietário do Grupo Celso de Lemos, que teve na sua origem a Habidecor - juntando a Abyss, Quinta de Lemos e mais tarde o Mesa de Lemos -, homem de visão que acreditou em mim desde a primeira hora e que foi providencial neste objectivo de colocar Viseu no mapa gastronómico do país”.

Desde abril de 2014, altura em que o Mesa de Lemos abriu ao público, Diogo Rocha preocupou-se sempre em mostrar os melhores ingredientes das várias regiões de Portugal – dos Açores ao Dão, do Algarve a Sesimbra -, proporcionando ao comensal uma viagem pelos sabores mais genuínos. “Celso de Lemos sempre me disse que se eu conseguisse servir uma batata, um ovo com um fio de azeite e isso soubesse a céu, o meu objetivo estaria cumprido e essa seria a prova que o cruzamento entre as nossas ideias seria perfeito”, acrescenta. “Sinto que consegui.”

Além de muita criatividade, muita qualidade e muito respeito pelos produtos, há elementos constantes à mesa do Mesa de Lemos: os vinhos da Quinta de Lemos, o azeite Quinta de Lemos e a sua horta, e os atoalhados da Abyss & Habidecor, a empresa têxtil de luxo que tornou a existência da Quinta de Lemos possível.

Na verdade, há outras duas constantes, igualmente importantes: a envolvente do Mesa de Lemos – as vinhas que se avistam dos largos janelões do restaurante e as pedras graníticas que integram a estrutura do restaurante; e as linhas do Edifício de Lemos, desenhado pelo arquitecto Carvalho de Araújo e nomeado, em 2014, para a “short list” dos prémios internacionais do ArchDaily, um dos mais prestigiados sites de arquitetura do mundo. As grandes vidraças que acompanham as linhas rectilíneas do Edifício de Lemos e inundam de luz o espaço são um reflexo fiel do que ali se serve: sofisticação, qualidade, beleza.

O restaurante Mesa de Lemos conquistou vários prémios desde que abriu. Venceu o prémio Revelação do Ano na edição de 2015 dos prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso, na categoria Boa Mesa, e, em 2016, 2017, 2018 e 2019, foi distinguido com o prémio Garfo de Ouro pelo mesmo guia. Em Fevereiro de 2017, o Mesa de Lemos foi considerado ainda o Restaurante do Ano pela Revista de Vinhos. Em 2019, finalmente, conquista a sua primeira Estrela do Guia Michelin.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório