É sabido que os cães conseguem farejar bombas. Há até estudos que dizem que este animal consegue farejar o cancro. E a gravidez?
Não existem ainda artigos científicos que comprovem que os cães conseguem sentir o cheiro das alterações hormonais em mulheres grávidas, mas há muitas grávidas que relatam que o cão age de maneira diferente durante a gravidez.
Não existe, portanto, uma resposta definitiva para esta questão, mas há investigações que sugerem que esse fenómeno pode mesmo ser verdade, destaca o Business Insider.
Os cães conseguem detetar alguns tipos de cancro em humanos, como o da próstata, bexiga e ovários, se farejarem amostras de urina. Isto acontece porque essas amostras contém os chamados biomarcadores, que os cães conseguem identificar facilmente.
Visto que a forma mais fiável de confirmar a gravidez é através da identificação da hormona beta-hCG (hormona gonadotrofina coriónica humana), presente na urina e no sangue da mulher, é possível que os vários relatos de cães a agir de maneira diferente durante a gravidez possam dever-se ao cheiro de hCG.