Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Comer esta fruta no fim da gravidez acelera trabalho de parto até 8 horas

Gosta de tâmaras? Estudo mostra os efeitos da fruta nas últimas semanas da gravidez.

Comer esta fruta no fim da gravidez acelera trabalho de parto até 8 horas
Notícias ao Minuto

12:00 - 20/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Parto

Amara é uma fruta que existe há milhares de anos. Por ser rica em fibras, quem sofre com problemas digestivos costuma consumir a fruta para aliviar problemas de intestino preso. E agora estudos apuraram que a tâmara também traz benefícios para as gestantes prestes a dar à luz. 

Quais os benefícios da tâmara?

Além do alto elevado teor de fibra, a tâmara também está repleta de antioxidantes. "Os antioxidantes limpam o organismo dos radicais livres. Retiram o que não faz falta, tornando-os substâncias incapazes de nos fazer mal", afirma o dermatologista e nutrólogo Rafael Soares.

Por ser uma fonte de frutose, a fruta também é utilizada para substituir o açúcar para adoçar outros alimentos. Inclui ainda quantidades generosas de potássio, ácido fólico, vitaminas A e K.

Como a tâmara acelera o trabalho de parto?

O consumo da fruta para auxiliar no final da gestação não é novidade. Já o Alcorão, o livro sagrado do Islão, indica a ingestão da fruta para mulheres em trabalho de parto e pós parto. "É possível que a tâmara tenha substâncias semelhantes a ocitocina, que aumenta a força e efetividade da contração no final da gestação, quando o útero está a preparar-se para entrar em trabalho de parto", conta a médica ginecologista Ana Thais Vargas.

Um estudo realizado em 2017, analisou os efeitos da tâmara em 154 gestantes. O grupo foi dividido em 77 mulheres que consumiram seis tâmaras por dia e outro que evitou a ingestão da fruta.

Em comparação com o grupo que não comeu as tâmaras, as mulheres que ingeriram a fruta chegaram ao hospital com 2cm a mais de dilatação, sendo que o trabalho de parto levou oito horas a menos que as outras mulheres.

Como consumir tâmaras na gravidez

A fruta deve ser consumida in natura a partir das 36 semanas de gravidez, com a ingestão de seis tâmaras por dia, por pelo menos 20 dias antes do parto. Apesar das poucas evidências, comer tâmaras não causa nenhum malefício ao bebé ou para a mãe, portanto, o seu consumo pode ser utilizado como auxílio para as gestantes.

Mas, atenção. Os estudos não foram realizados em mulheres com diabetes gestacional ou outras complicações, logo nesses casos é necessário pedir uma opinião médica personalizada. 

Leia Também: Grávidas stressadas têm uma maior probabilidade de ter bebés do sexo...

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório