Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Vai viajar de avião? Pela sua vida, estes são os lugares mais seguros

Uma companhia aérea holandesa divulgou na sua conta do Twitter os lugares que oferecem mais segurança aos passageiros em caso de acidente.

Vai viajar de avião? Pela sua vida, estes são os lugares mais seguros
Notícias ao Minuto

08:30 - 20/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Segurança no avião

As pessoas escolhem o seu lugar no avião por diversas razões: mais espaço para as pernas, proximidade da saída de emergência, distância de áreas mais movimentadas como a cabine ou a casa de banho, e por aí em diante.

E agora, uma companhia aérea holandesa finalmente deu a única informação que realmente interessa. Qual é, afinal, o lugar mais seguro para se sentar no caso de uma tragédia? A informação foi divulgada pelo Twitter, e continha a imagem de um assento solitário apoiado uma nuvem com a frase: “Assentos na parte de trás do avião são os mais seguros!”. 

Como era de se esperar, a ideia de uma companhia aérea falar sobre um possível acidente não suscitou a melhor reação dos internautas… sobretudo para quem já havia comprado viagens e escolhido os lugares dianteiros. 

O resultado da sinceridade excessiva gerou polémica e 12 horas depois, o tweet foi apagado e substituído por um pedido de desculpas, que dizia que o “post foi baseado mum dado de aviação publicamente disponível, e não é uma opinião do @KLM. Nunca foi a nossa intenção ferir os sentimentos de ninguém". 

Todavia, a publicação original terá se baseado em dados que resultaram de uma investigação conduzida pela revista norte-americana Time em 2015. A partir de números registados no Banco de Dados de Acidentes de Aeronaves CSRTG da Federal Aviation Administration, o levantamento encontrou pequenas diferenças nas taxas de sobrevivência a depender da localização dos assentos. As poltronas mais ao fundo do avião tem um índice de fatalidade de 32%, as do meio 39% e as da frente, 38%.

O levantamento em questão, no entanto, levou em conta apenas 17 acidentes, decorridos entre 1985 e 2000. 

Adicionalmente, a autora do artigo da Time, na época, foi extremamente clara: “a probabilidade de morrer num acidente de avião têem menos a ver com o local onde está sentado e mais a ver com as circunstâncias que cercam o acidente. Se a cauda da aeronave sofrer o impacto, os passageiros do meio ou da frente podem sair-se melhor do que os da retaguarda. [No levantamento] descobrimos que a sobrevivência foi aleatória em vários acidentes – aqueles que pereceram foram espalhados irregularmente entre os sobreviventes. É por essa razão que a FAA [Federal Aviation Administration] e outros especialistas em segurança de companhias aéreas dizem que não há de facto e a 100% um assento mais seguro no avião". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório