Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Vinho Verde: Casa da Tapada abre as hostes da 4.ª edição do Amares Trail

A prova coincide com uma mostra gastronómica em torno das famosas papas de sarrabulho. É caso para dizer que cultura, desporto, vinho e gastronomia podem caminhar de mãos dadas.

Vinho Verde: Casa da Tapada abre as hostes da 4.ª edição do Amares Trail
Notícias ao Minuto

19:30 - 19/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vinho

A família Serrano Mira abre os portões da Casa da Tapada – propriedade vinhateira, com tamanho significado histórico e cultural, que adquiriram, em 2018, na região dos Vinhos Verdes, mais propriamente na freguesia de São Miguel de Fiscal, em Amares, distrito de Braga – para receber os participantes e dar o toque de partida da 4.ª edição do ‘Amares Trail’, organizado pela Urbanfit Race. Nota para o facto de a prova, agendada para domingo, dia 24 de novembro, contar com a participação activa de Carlos Serrano Mira. O co-proprietário da Casa da Tapada vai dar o mote da partida, ao tocar o sino da capela, e integrar a comitiva como desportista.

Depois da partida, em frente à capela e junto ao solar da Casa da Tapada, a prova segue por entre a extensa mata centenária da Casa da Tapada. Os mais de 700 participantes vão percorrer cerca de um quilómetro dos 24 hectares de propriedade, num enquadramento de rara beleza em plena bacia hidrográfica do rio Cávado, sub-região da região demarcada dos Vinhos Verdes, onde as folhas das vinhas em socalcos, a ocupar doze hectares do terreno, preenchem de dourados e castanhos a paisagem em redor. 

De relembrar que o solar da Casa da Tapada foi erguido, no século XVI, pelo ilustre poeta e humanista Francisco Sá de Miranda, responsável pela introdução do movimento literário renascentista no nosso país. É em frente à sua estátua, erguida na Praça do Comércio, em Amares, que termina o ‘Amares Trail’. É precisamente pelo peso que Francisco Sá de Miranda tem na comunidade e pela nova dinâmica na produção de referências DOC Vinho Verde na Casa da Tapada, que Miguel Ribeiro, um dos membros da organização da prova, determinou, em conjunto com Carlos e Luís Serrano Mira, iniciar o ‘Amares Trail 2019’ nesta emblemática propriedade.

Notícias ao Minuto© Casa da Tapada

Além de São Miguel de Fiscal, a prova 'passa' por outras freguesias do concelho de Amares. À semelhança dos anos anteriores, o Amares Trail divide-se em duas etapas: de 25 e de 15 quilómetros. Inclui ainda a chamada 'super-especial', de 1,5 quilómetros, a decorrer no Monte de São Pedro Fins, nas montanhas de Caires e Caldelas, no concelho de Amares.

A prova coincide com uma mostra gastronómica em torno das famosas papas de sarrabulho. É caso para dizer que cultura, desporto, vinho e gastronomia podem caminhar de mãos dadas.

Notícias ao Minuto© Casa da Tapada

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório