Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crónica: O que é e 5 sinais de alarme

"A hipertensão pulmonar tromboembólica crónica (HPTEC) é uma forma de HP causada pelo 'entupimento' das artérias dos pulmões por trombos ('coágulos sanguíneos'), a chamada embolia pulmonar ou tromboembolismo pulmonar", explica Fabienne Gonçalves, Assistente Hospitalar Graduada, Unidade de Doença Vascular Pulmonar/Centro Hospitalar e Universitário do Porto, num artigo de opinião que partilhou com o Lifestyle ao Minuto.

Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crónica: O que é e 5 sinais de alarme
Notícias ao Minuto

07:30 - 20/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Entupimento das artérias

A Hipertensão Pulmonar (HP) não é, na maioria das vezes, uma doença em si, mas consequência de outras patologias. Caracteriza-se por um aumento da pressão nas artérias que levam o sangue do coração para os pulmões (artérias pulmonares) para receber oxigénio, provocando um aumento da resistência à passagem do sangue. Em consequência destas alterações, o coração tem de fazer um 'esforço' maior para vencer essa resistência, o que a longo prazo pode levar à sua falência.

A hipertensão pulmonar tromboembólica crónica (HPTEC) é uma forma de HP causada pelo 'entupimento' das artérias dos pulmões por trombos ('coágulos sanguíneos'), a chamada embolia pulmonar ou tromboembolismo pulmonar. Estes trombos são formados, na maioria das vezes, em veias doentes (varizes) dos membros inferiores, de onde se desprendem e deslocam para os pulmões. A persistência dos trombos nas artérias pulmonares, além de as 'entupirem', provocam alterações nas paredes das mesmas.

Os principais sintomas são: falta de ar durante as atividades diárias; cansaço ou fadiga; tonturas; e sensação de desfalecimento ou mesmo desmaio, durante o esforço físico.

Deve suspeitar-se de HPTEC quando perante os sintomas referidos haja uma história passada de embolia pulmonar (EP). Contudo, muitas vezes não é possível identificar uma EP prévia; a presença de varizes deve fazer pensar nesta causa de HP.

O estudo da HPTEC deve incluir várias análises e exames, sendo o Ecocardiograma o mais importante para confirmar a suspeita de HP, contudo, só o cateterismo cardíaco direito a permite confirmar. Este exame deve ser efetuado por médicos especializados em HP, pois exige muito treino, pelo que os doentes devem ser orientados para Centros de Referência para a HP.

Se não tratada adequadamente a doença progride e pode levar a sequelas graves ou mesmo à morte. Dado que a doença pode ter cura é muito importante o envio dos doentes para centros de referência atempadamente, antes que a falência cardíaca se instale de forma irreversível.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório