Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Adeus, constipações. Esta é a melhor dieta para prevenir gripe

Numa experiência conduzida em laboratório com ratos, a dieta cetogénica demonstrou aumentar a produção de muco nos pulmões para capturar o vírus que causa a doença.

Adeus, constipações. Esta é a melhor dieta para prevenir gripe
Notícias ao Minuto

18:08 - 19/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alimentação contra a gripe

Um novo estudo da Universidade Yale, nos Estados Unidos, revela que a ingestão de uma dieta rica em gordura e pobre em hidratos de carbono, também como cetogénica ou Keto, pode ser benéfico para nos protegermos contra o vírus da gripe.

A pesquisa, publicada no periódico científico Science Immunology, foi realizada com ratos. O organismo de animais alimentados com uma dieta cetogénica — à base de peixe, carne e vegetais com poucos hidratos —  mostrou-se mais preparado para combater o vírus da influenza, que provoca a gripe.

Durante o estudo, foi administrada a uma parte dos roedores ma dieta cetogénica e a outra uma ração rica em carboidratos. Os bichos seguiram esse plano alimentar durante sete dias e, posteriormente, foram infectados com o agente causador da gripe. 

No final da experiência, os cientistas concluíram que ratos alimentados com a dieta Keto tinham uma taxa de sobrevivência maior em relação àqueles que comeram ração.

O consumo da dieta cetogénica desencadeou a libertação de células T gama-delta, parte integrante do sistema imunológico. Nos pulmões, têm a função de produzir o muco que reveste as células, e tal é essencial para que o vírus seja 'capturado' pelo organismo. Quando os ratos foram criados sem o gene que codifica as células T gama-delta, a cetogénica não forneceu proteção contra o vírus influenza

Segundo os autores do estudo, alimentos ricos em gordura e pobres em hidratos de carbono estimulam o fígado a produzir os chamados corpos cetónicos, que estimulam uma resposta defensiva do sistema imunológico. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório