Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Ciência explica por que é que algumas pessoas são 'gordas, mas em forma'

Investigadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, sugerem que pessoas com excesso de peso, mas com um metabolismo aparentemente saudável, podem ter um fluxo sanguíneo especialmente bom para as células adiposas.

Ciência explica por que é que algumas pessoas são 'gordas, mas em forma'
Notícias ao Minuto

14:30 - 19/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Gordura

É um paradoxo que dá a volta à cabeça dos cientistas há anos, mas um novo estudo vem agora esclarecer por que é que algumas pessoas são 'gordas, mas em forma'.

Investigadores da Universidade de Leeds sugerem que pessoas com excesso de peso, mas com um metabolismo aparentemente saudável, podem ter um fluxo sanguíneo especialmente bom para as células adiposas (que armazenam gordura).

Natalie Haywood, que liderou o estudo, disse citada pelo The Mirror: "Estar acima do peso e ser completamente saudável é um mito, mas pode existir alguma verdade no paradoxo". "Pessoas com melhor fluxo sanguíneo podem ser metabolicamente mais saudáveis e estar mais protegidas contra doenças cardíacas e circulatórias", justifica.

No estudo, os investigadores estudaram um receptor chamado IGF1-R, que é conhecido por desempenhar um papel no crescimento de novos vasos sanguíneos. A equipa removeu esse receptor nas células que revestem os vasos sanguíneos de roedores com uma dieta rica em gorduras e descobriu que novos vasos sanguíneos cresciam na gordura.

Surpreendentemente, a longo prazo, isso resultou na proteção contra doenças cardíacas e circulatórias. Os investigadores sugerem, então, que os vasos sanguíneos da gordura podem libertar substâncias químicas bioativas que tornam as células adiposas castanhas. 

A chamada gordura castanha queima calorias para gerar calor, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol, de acordo com os invetigadores.

A equipa espera utilizar a descoberta para ajudar a desenvolver medicamentos contra as doenças cardíacas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório