Meteorologia

  • 15 DEZEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

Utensílios de plástico na comida quente são tóxicos. Entenda o perigo

Algumas substâncias como a melamina e formaldeídos libertadas pelo plástico podem afetar a saúde respiratória e digestiva.

Utensílios de plástico na comida quente são tóxicos. Entenda o perigo

Os cuidados com a saúde para uma alimentação saudável na cozinha não terminam na escolha dos alimentos. Quando aquece a comida em recipientes de plástico ou quando usa utensílios do mesmo material, como para mexer algo na panela pode estar a prejudicar a sua saúde sem saber. 

Isso porque os utensílios de plástico que usamos podem conter resina de melamina e formaldeídos, que são expelidos para a comida quando aquecidos. Em determinada quantidade, essas substâncias são tóxicas se ingeridas pelo corpo. E exatamente quando estão dentro do microondas ou em panelas quentes, podem ultrapassar os limites recomendados pela organização alemã Federal Institute for Risk Assessment.

Plástico no microondas e a temperaturas elevadas

Em temperaturas até 70ºC, o plástico liberta a melamina numa quantidade ainda considerada segura para o corpo. No entanto, acima desse valor e durante um longo período de tempo, o valor pode ser mais alto e então prejudicar a saúde.

Vale lembrar que o limite de melamina na comida é de 30 mg/kg, de acordo com a Regulamentação da União Europeia. E, para evitar essa quantidade, a temperatura da panela não é a única coisa a ter em conta.

Segundo o Federal Institute for Risk Assessment, a degradação desse material plástico pode ser ainda maior com alimentos que contém algum ácido, principalmente frutas e vegetais. Por conta disso, a camada externa do plástico fica mais frágil e a libertação da melamina torna-se mais rápida.

O perigo da melamina

De acordo com o periódico científico American Journal of Nephrology, existem efeitos colaterais resultantes da ingestão e inalação de melamina, que pode ocorrer, inclusive, durante a cozedura dos alimentos.

A substância pode provocar vários problemas respiratórios, no aparelho digestivo e complicações renais. 

Sintomas de ingestão

- diarreia;

- náuseas;

- vómitos. 

Sintomas de inalação

- irritação ocular;

- irritação do trato respiratório. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório