Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Afinal, os cães e os gatos realmente não se suportam? A ciência responde

Características genéticas são responsáveis pelas possíveis 'discussões' entre as espécies. Todavia, também é possível conviverem em paz.

Afinal, os cães e os gatos realmente não se suportam? A ciência responde
Notícias ao Minuto

07:35 - 18/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Comportamento animal

A crença popular diz que cães e gatos não costumam ser os melhores amigos. A verdade é que a distância entre uma espécie com a outra tem algumas explicações (spoiler: e a culpa é sobretudo dos cães), mas a boa notícia é que o convívio pacífico é possível, como explica a revista Galileu.

Os cães são descendentes dos lobos, animais com um forte instinto inato de caça. A captura de outros animais para a alimentação era a única forma de sobrevivência, até que alguns deles passaram a aproximar-se do homem para poderem comer os restos da sua comida. Os humanos, por outro lado, perceberam o benefício da inesperada relação, uma vez que esses animais os protegiam, além de serem uma boa companhia. Domesticados, tornaram-se o melhor amigo do homem, mas não perderam o instinto predatório.

E é esse instinto de caça que é ativado pelo cão quando se depara com animais de menor porte, vendo-os como possíveis presas.

Mas por que esta rivalidade parece piorar com os gatos?

Uma explicação é o comportamento dos felinos, que percebem a ameaça canina e instintivamente ficam com os pelos arrepiados ou fogem. Ou seja, agem como a presa que os cães acham que eles são, encorajando o 'ciclo de caça'.

Contudo, a rivalidade é contornável. Existem cães e gatos que convivem tranquilamente. A harmonia no relacionamento pode acontecer com um processo de aproximação, habituando um animal à presença do outro. O dono deve conter condutas agressivas e incentivar a socialização entre os bichos. Quem sabe, assim, a rivalidade fique restrita apenas às histórias dos desenhos animados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório