O látex (borracha) entra na composição de múltiplos produtos de uso corrente, assim como preservativos e vários brinquedos infantis. É possível ter uma reação alérgica após tocar em produtos de látex ou até inalar partículas de látex. Esta reação alérgica pode variar em gravidade, causando uma ampla gama de sintomas.
De acordo com o site da Cuf, os sintomas vão desde a reação alérgica local (urticária de contacto), rinite (espirros, prurido nasal, corrimento), conjuntivite (prurido, vermelhidão, lacrimejo) e asma (dispneia, pieira e tosse), até episódios de reação alérgica grave ou choque anafilático.
Os profissionais de saúde devem estar especialmente atentos a este sintomas, já que estão expostos ao látex com mais frequência através das luvas, cateteres, algálias, máscaras, drenos, sondas, garrotes, entre outros.
Quando deve consultar um médico:
Consulte um médico se os sintomas de reação alérgica persistirem por vários dias após a última exposição ao material. Uma irritação persistente pode indicar uma infecção ou outro problema subjacente.
Nota: Qualquer pessoa que tenha uma reação alérgica grave deve procurar atendimento médico imediatamente.