Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Festival Míscaros do Fundão com componente solidária para refugiados

A aldeia do Alcaide, no Fundão, recebe, de sexta-feira a domingo, o Míscaros - Festival de Cogumelo, evento com uma componente solidária que ambiciona ajudar na compra de bicicletas para os refugiados que foram acolhidos no concelho.

Festival Míscaros do Fundão com componente solidária para refugiados
Notícias ao Minuto

15:30 - 14/11/19 por Lusa

Lifestyle Míscaros

"Este festival sempre foi conhecido pelo bom acolhimento. Queremos manter a matriz e dar mais um sinal de integração, por isso, a causa solidária deste ano reverte para a compra de bicicletas para os nossos refugiados", afirmou Fernando Tavares, da Liga de Amigos do Alcaide, à agência Lusa.

Promovido pela Liga dos Amigos do Alcaide, em parceria com a Câmara do Fundão e a Junta de Freguesia do Alcaide, no distrito de Castelo Branco, o festival caracteriza-se por uma forte integração das pessoas da aldeia que, por estes dias, transformam os pisos térreos das casas em tasquinhas.

Da feijoada de míscaros, aos cogumelos recheados, passando pelas tábuas de enchidos de cogumelos, são muitas as iguarias permitidas aos visitantes desta edição, que tem como tema a "fantasia".

"As tascas estão a ser decoradas de acordo com esse tema e certamente que isso permitirá redescobrir cada um dos espaços. Depois, também temos a decoração de rua, que volta a ser renovada com novas instalações", referiu Fernando Tavares.

A animação de rua também está garantida, mas terá uma componente "muito mais teatral, segundo explicou.

"Vamos ter um espetáculo de tambores sagrados e muitas outras surpresas. Não vão faltar razões para que as pessoas venham e se deixem encantar", afiançou aquele responsável.

Do programa fazem ainda parte os "live-cookings", os passeios micológicos, os 'workshops', o concurso para o melhor prato do festival e o tradicional almoço comunitário de arroz de cogumelos, que se realiza no domingo.

O valor simbólico da participação é um euro, sendo que 50 cêntimos revertem para a causa solidária a favor da compra de bicicletas. Quem quiser ajudar com mais, também poderá fazê-lo, depositando o respetivo donativo numa caixa.

Lembrando que alguns dos refugiados que foram acolhidos no Fundão já têm bicicletas, Fernando Tavares especificou que o objetivo é conseguir comprar mais algumas, dada a importância que este meio tem para que possam deslocar-se, nomeadamente para o trabalho.

"Nós podemos contribuir para os ajudar, mas eles também vão contribuir para o festival, porque vão dinamizar o 'live-cooking - sabores pelo mundo' em que apresentam pratos das suas terras", acrescentou.

Com um orçamento global de cerca de 50 mil euros, este festival terá cerca de 50 expositores (40 tasquinhas e dez espaços de artesanato) e espera milhares de visitantes.

A segurança alimentar também está garantida, uma vez que "existe um controlo de qualidade e segurança alimentar realizada por uma entidade externa certificada", tal como aponta a Câmara do Fundão na nota de imprensa de apresentação do certame.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório