Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Sim, faz bem. Cinco benefícios da masturbação (para eles e para elas)

Durante muito tempo, a masturbação foi classificada por diversas sociedades como uma prática imoral e prejudicial, mas tal está completamente errado.

Sim, faz bem. Cinco benefícios da masturbação (para eles e para elas)
Notícias ao Minuto

15:15 - 14/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Benefícios da masturbação

Os especialistas salientam que é uma experiência que dá prazer que traz benefícios para o corpo e para a saúde mental.

Como tal a BBC Mundo, conversou com Mariano Rosselló Gaya, antropólogo e especialista em medicina sexual do Instituto Médico Rosselló, em Espanha, que referiu cinco benefícios da masturbação cientificamente comprovados e que provavelmente não conhece. 

1. Alívio de dores menstruais

A masturbação pode aliviar dores, especialmente aquelas relacionadas com a menstruação e outros sintomas ginecológicos.

Masturbar-se durante o período menstrual previne e diminui as moléstias que costumam ocorrer no período.

"Todas as substâncias químicas que se produzem na corrente circulatória ao ter um orgasmo atuam de maneira analgésica contra as dores pré-menstruais", explicou Roselló.

2. Fortalece o sistema imunológico

Segundo um artigo publicado no periódico científico Sexual and Relationship Therapy, o sistema imunológico dos homens que se masturbam funciona melhor.

"Nos homens, o facto de que a via seminal e os dutos ejaculatórios transportam o sémen para fora evita que sejam produzidas infecções de bactérias oportunistas exteriores". 

"Há estudos que demonstram que indivíduos que experienciam um número maior de orgasmos geram um nível maior de imunoglobulina A (IgA), que é um anticorpo". 

Adicionalmente, uma pesquisa do Cancer Epidemiology Centre de Melbourne, na Austrália, indicou que os homens entre os 20 e 50 anos que se masturbam mais do que cinco vezes por semana têm um menor risco de desenvolver cancro.

Alguns estudos também indicam que nas mulheres a atividade previne endometriose, doença que pode provocar infertilidade. 

3. Melhora o sono

Segundo o especialista, "depois do orgasmo é libertada uma série de endorfinas, hormonas, catecolaminas e citocinas que atuam como relaxantes químicos que induzem o sono".

"O Conselho Francês de Pesquisa Médica publicou um trabalho neste sentido no ano passado e outros autores puderam constar e publicar a mesma informação", acrescentou.

A ejaculação pode provocar sono devido ao incremento da hormona da prolactina e a queda da dopamina, o que explica a sonolência que se produz após o clímax. 

4. Gera sensação de bem-estar

Masturbar-se faz bem à saúde tanto em níveis biológicos como psicológicos.

"A libertação de endorfinas e catecolaminas diminui os níveis de stress e melhora o humor", disse Roselló.

5. Melhora a relação do casal

Masturbar-se favorece a melhoria das relações sexuais, já que ao fazer isso a pessoa aprende muito sobre o seu corpo, as suas reações, estímulos sexuais, fazendo com que o sexo seja muito mais prazeroso.

Mas não é só isso. "Em geral, a atividade sexual e a intimidade entre o casal devem ser cultivadas. Ter bons orgasmos consolida a relação e, assim, a convivência familiar", conclui Roselló.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório