Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Oito frutas poderosas que reduzem risco de diabetes

Fatores de risco da diabetes tipo 2 incluem excesso de peso, pressão arterial alta, níveis de colesterol e triglicéridos (gordura no sangue) elevados.

Oito frutas poderosas que reduzem risco de diabetes
Notícias ao Minuto

12:00 - 14/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Comer contra a diabetes

O risco e os sintomas de diabetes de tipo 2 podem ser atenuados através da adoção de algumas mudanças na alimentação. A inclusão na dieta de fruta com baixo teor de hidratos de carbono é uma ótima opção para reduzir os índices de açúcar no sangue. 

Os fatores de risco da diabetes tipo 2 incluem excesso de peso, hipertensão, níveis de colesterol e triglicéridos (gordura no sangue) elevados.

A condição está ainda associada à obesidade e à manifestação de comportamentos mais agressivos nas crianças.

Quais alimentos devo comer?

Comer morangos é apenas uma das formas de reduzir naturalmente o risco de desenvolver a condição e de aliviar os sintomas quando a diabetes de tipo 2 já se manifestou.

Esta fruta é rica em vitamina C, que por sua vez contribui para a redução e estabilização dos níveis de açúcar no sangue, segundo informação disponibilizada pela organização britânica sem fins lucrativos Diabetes UK.

Aliás comer fruta em geral – cinco porções diárias – é extremamente importante quando se pretende combater a diabetes. Apesar da fruta conter um alto teor de açúcar, este é natural.

O açúcar só é prejudicial para a diabetes quando é ingerido a partir de refrigerantes, bolos, chocolates e outros alimentos processados.

Apenas uma única taça de morangos fornece 160% da dose diária recomendada de vitamina C. Mais ainda, este alimento contém compostos conhecidos por antocianinas, que ajudam também a prevenir a diabetes.

Ter diabetes significa igualmente que é importante ter atenção à quantidade de hidratos de carbono ingerida. Sendo assim, frutas ricas em carboidratos são pouco recomendáveis para estes doentes.

Veja as frutas que deve comer:

- Uvas;

- Amoras;

- Frutos cítricos (laranja, tangerinas ou toranjas);

- Ananás;

- Manga;

- Melão;

- Damasco;

- Morangos.

Opte por ingerir a fruta inteira em detrimento de sumos de fruta – devido ao açúcar comummente adicionado a estas bebidas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório