Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

É fumador? Avalie a saúde dos seus pulmões

Fundação Portuguesa do Pulmão assinala Dia Mundial da DPOC com avaliações da saúde respiratória.

É fumador? Avalie a saúde dos seus pulmões
Notícias ao Minuto

15:44 - 13/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Faça o teste

A Fundação Portuguesa do Pulmão, juntamente com as Farmácias Holon, criaram uma rede de Avaliação da Função Respiratória, que permite conhecer o estado de saúde dos nossos pulmões. Para assinalar este dia, 8 farmácias iniciam já esta avaliação.

A campanha ‘Se é fumador, avalie a saúde dos seus pulmões!’ sensibiliza os fumadores para a importância da avaliação da sua função respiratória e do risco de desenvolver DPOC. A iniciativa tem como objetivo a deteção precoce de uma doença que afeta 700 mil portugueses, sendo uma importante causa de morbilidade e mortalidade.

Esta parceria é um compromisso para o desenvolvimento da saúde respiratória em Portugal,  baseada no diagnóstico precoce. “Há pessoas cada vez mais jovens com esta doença como consequência do tabaco!”, alerta José Alves, Presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.

Joana Brito, Gestora de Projetos & Serviços das Farmácias Holon, considera que “os farmacêuticos são profissionais de saúde de proximidade e, assim conseguem consciencializar para a importância da cessação tabágica e da avaliação funcional respiratória.

A avaliação funcional respiratória é um teste simples, indolor e mede a obstrução das vias aéreas e a capacidade respiratória detetando, precocemente, a existência de DPOC. Previne estadios mais avançados da doença para garantir uma melhor qualidade de vida”, conclui.

A campanha ‘Se é fumador, avalie a saúde dos seus pulmões!’ tem como grande objetivo avaliar a saúde respiratória de todos os fumadores, independentemente da idade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório