Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Facebook lança guia do Porto feito pelas comunidades da cidade

O Guia das Comunidades do Porto são as recomendações de 22 comunidades presentes na plataforma que selecionaram como e onde percorrer a cidade, através de páginas e grupos dedicados a cada assunto específico, desde gastronomia a filosofia, entre outros.

Facebook lança guia do Porto feito pelas comunidades da cidade
Notícias ao Minuto

19:30 - 12/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Porto

O Facebook lança esta terça-feira o Guia das Comunidades do Porto com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através do Pelouro da Economia, Turismo e Comércio. O Guia das Comunidades do Porto são as recomendações de 22 comunidades presentes na plataforma que selecionaram como e onde percorrer a cidade, através de páginas e grupos dedicados a cada assunto específico, desde gastronomia a filosofia, entre outros. 

No ano passado, com apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o Facebook lançou o Guia das Comunidades de Lisboa. Um ano depois, a rede social escolheu a 'invicta' para celebrar as comunidades, com histórias das pessoas que vemos diariamente a percorrer a cidade, que se juntam a outras pessoas do Porto no Facebook para partilhar interesses comuns e encontrarem-se pessoalmente. Estas comunidades fazem parte das mais de 1.4 mil milhões de pessoas que todos os meses utilizam os grupos do Facebook e se conectam para partilhar interesses e preocupações, encontrar apoio para causas e fazer parte de atividades que têm um impacto realmente positivo nas nossas vidas.

O Porto é uma cidade num momento de particular ebulição, um ponto turístico aclamado pelo mundo fora e ao mesmo tempo, um espaço com uma complexa história social e urbana. Esta dicotomia presente no dia-a-dia é refletida neste guia, que apresenta as comunidades fervorosamente dedicadas à história esquecida e as que procuram os novos espaços que estão a alterar a paisagem da cidade. Este guia pretende mostrar o Porto através desta experiência, dividido entre o passado e o futuro, uma perspetiva atual da cidade com contexto histórico. 

Entre as comunidades presentes no guia, que recomendaram espaços e experiências do Porto consoante os seus interesses, destacamos:

Preencher Vazios - Joana de Abreu tem uma missão: preservar os azulejos de rua. O método é simples e eficaz. Através de intervenções artísticas preenche os espaços vazios nas fachadas com novos azulejos e frases de escritores portugueses. Ao chamar atenção para os pequenos detalhes que nos rodeiam, espera sensibilizar a população para o património da cidade.

Porto Desaparecido - O entusiasmo pela história, pelos vestígios do tempo, levaram Manuel de Sousa a criar esta comunidade em 2012 e, apenas um ano depois, a receber Medalha Municipal de Mérito pela Câmara do Porto. A comunidade nasceu da convicção de que a melhor forma de entender a cidade em que vivemos é através do conhecimento da história.

VeganHood - Sara Martins e Rita Duarte têm voz ativa na comunidade vegetariana. Através de ações de rua, de palestras e do Facebook, as duas amigas difundem a prática de veganismo no norte de Portugal. Hoje lutam também pelos direitos dos animais convidando todos a tentar o Desafio Vegetariano.

Clube Filosófico do Porto - Tomás Magalhães Carneiro, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, Tiago Sousa, da Universidade do Minho e Rui André Lopes, do Instituto Superior Politécnico Gaya, decidiram criar uma associação para quem partilha o gosto pela filosofia. Refletindo na origem urbana desta arte, o objetivo ambicioso do Clube é aproximar novamente a filosofia da cidade.

Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda - A Rua de Miguel Bombarda é uma artéria vital da cidade, impulsionada pelas galerias de arte e projetos comerciais alternativos. Em 2007, estes espaços decidiram unir-se em parceria com a Câmara Municipal do Porto nos eventos bimestrais “Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda”. Ana Alves da Silva trata da comunicação destes eventos e é uma das responsáveis por transformar esta outrora esquecida rua numa artéria vital.

Vinho, saber provar! - Não há maus vinhos, existem paladares diferentes. Quem o defende é Duarte Costa Pereira, Engenheiro Agrícola e Pós-Graduado em Enologia. Além de supervisor de Prova Sensorial, é formador de vinhos. Nos tempos livres partilha o seu conhecimento na página “Vinho, saber provar!”.

O guia do Porto reúne algumas das melhores dicas e recomendações para ficar a conhecer os segredos mais bem guardados da cidade, desenvolvido com conteúdo exclusivo e inspirador, por quem melhor a conhece, as próprias comunidades locais do Facebook. Quer seja um local, esteja de visita ou pretenda mudar-se para a cidade, o Guia das Comunidades do Facebook é o parceiro ideal para que descubra o Porto através dos olhos de quem vive e melhor conhece a cidade.

O guia do Porto está disponível em https://cityguides.fb.com/ e em vários pontos de turismo da cidade do Porto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório