Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

No Dia Mundial da Pneumonia, há um rastreio gratuito em Lisboa

O MOVA está a organizar uma ação de sensibilização e aconselhamento sobre a doença.

No Dia Mundial da Pneumonia, há um rastreio gratuito em Lisboa
Notícias ao Minuto

12:00 - 12/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Para assinalar o Dia Mundial da Pneumonia, o MOVA organiza uma ação de sensibilização e aconselhamento sobre a doença. Esta terça-feira, dia 12 de novembro, disponibiliza gratuitamente espirometrias, oximetrias, testes de colesterol e glicemia e testes tabágicos – todos estes testes avaliam fatores que interferem com a nossa saúde respiratória – para sensibilizar a população, os profissionais de saúde e os decisores políticos para a importância da sua prevenção.

O apelo à prevenção é a grande mensagem deste Movimento, que estará na Praça da Figueira, em Lisboa, 9h e as 18h, com uma Unidade de Saúde Móvel onde uma equipa de profissionais de saúde vai realizar espirometrias, oximetrias, testes de colesterol e glicemia e testes tabágicos,  transmitir informação sobre a doença, explicar as principais formas de prevenção e esclarecer eventuais dúvidas.

A campanha é gratuita e dirige-se a toda a população, sobretudo, aos adultos com mais de 18 anos que sofram de algum tipo de doença crónica e a todas as pessoas com mais de 65 anos. O seu principal objetivo é alertar a sociedade civil, a par da comunidade científica, para a importância de prevenir a pneumonia.

Apelo à gratuitidade a partir dos 65 anos

O dia 12 de novembro fica também marcado por um importante apelo. À semelhança do que já acontece com a vacina da gripe, o MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação considera fundamental que se torne também gratuita a vacina contra a pneumonia para pessoas com mais de 65 anos. Uma medida que, a realizar-se, ajudará cerca de 2 milhões de pessoas, contribuindo para a evitar uma média de 80 milhões de euros anuais, só em internamentos.

Vivemos cada vez mais, mas queremos viver melhor. A prevenção de doenças potencialmente fatais como a Pneumonia é fundamental para um envelhecimento saudável, com qualidade de vida.

Numa altura em que a Comissão Técnica de Vacinas pondera a introdução de vacinas pediátricas no Programa Nacional de Vacinação, e que o Governo já manifestou intenção de reforçar o investimento na Saúde de crianças e idosos, profissionais de saúde e doentes pedem que se considere, também, a entrada da vacina antipneumocócica conjugada na idade adulta.

As  crianças já têm a gratuitidade da vacina antipneumocócica conjugada 13 valente desde 2015. Pela eficácia comprovada em todas as faixas etárias, e enorme potencial na redução das formas mais graves da doença, o MOVA considera que as pessoas com mais de 65 anos também devem ser vacinadas sem custos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório