Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Pratos típicos do Brasil com ‘pitadas lusas’ estão a chegar a Lisboa

Três chefs estão a chegar a Lisboa para “preparar pratos típicos” do Brasil com “pitadas da cozinha portuguesa”. Venha conhecer o Festival Fartura Lisboa e degustar, entre os dias 14 e 17 deste mês, de iguarias de Minas Gerais, do Pará e do Ceará.

Pratos típicos do Brasil com ‘pitadas lusas’ estão a chegar a Lisboa
Notícias ao Minuto

16:48 - 11/11/19 por Ana Lemos

Lifestyle Festivais

Qual a relação entre Galinha ao Molho Pardo e Feijoada à Brasileira com a Galinha de Cabidela e Feijoada à Trasmontana? A resposta a esta e a outras curiosidades ficará a saber em breve na 3.ª edição do Festival Fartura Lisboa, que será servido ‘à mesa’ do Espaço Espelho d'Água, na zona de Belém, entre os dias 14 e 17 de novembro.

Presenças confirmadas são as da curadora do Festival, Luiza Feracotta, a de uma consultora da ARESHP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), Teresa Vivas, e, claro, os chefs João Lima, Flávio Trombino e Marina Araújo.

Minas Gerais, do Pará e do Ceará são Estados brasileiros com "políticas públicas que fomentam a gastronomia", explica a curadora Luiza Feracotta, sublinhando a ideia de que “enquanto Minas Gerais e o Pará têm uma cozinha tão forte que virou símbolo do estado, o Ceará, historicamente, concentrou seu olhar pra fora e hoje vive um processo de ressignificação de sua identidade, liderado por profissionais envolvidos em uma pesquisa de tradições culinárias. [E] os três chefs selecionados para levar os sabores do Brasil à Europa têm uma ligação visceral com a gastronomia de seus respectivos Estados”.

Ao longo do festival estará ainda patente uma mostra audiovisual ‘Fartura: da origem ao prato’ e, para o dia 14, está marcada uma mesa redonda, aberta ao público, para debater “as influências da cozinha portuguesa na brasileira e vice-versa", "a riqueza das cozinhas dos dois países" e "as influências e diferenças entre elas".

Eis o programa completo do Festival Fartura

14 a 17/11 – Mostra audiovisual 'Fartura – Da Origem ao Prato'

Horário: das 11h às 24h

Entrada livre 

14/11 – Mesa de conversa, com Luiza Fecarotta (curadora do Projeto Fartura), Teresa Vivas (activista à MESA Cultura Gastronómica) e os chefs João Lima, Flávio Trombino e Marina Araújo

Horário: das 10h às 11h

Entrada livre, espaço sujeito à lotação

Para fazer a sua reserva e não perder 'pitada', aceda aqui

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório