Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Grândola alia gastronomia e vinhos aos sabores do chocolate

A 13.ª Feira do Chocolate de Grândola (Setúbal) abre as portas na sexta-feira para uma edição que quer aliar a gastronomia e os vinhos alentejanos aos sabores do chocolate, com propostas para todos os gostos.

Grândola alia gastronomia e vinhos aos sabores do chocolate
Notícias ao Minuto

16:36 - 07/11/19 por Lusa

Lifestyle Feira do Chocolate

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Grândola, vai contar com a presença de vários 'chefs' portugueses, que, entre sexta-feira e domingo, vão confecionar vários pratos tendo o chocolate como ingrediente principal.

"O espaço do 'showcook' é sempre muito requisitado pelos visitantes do certame e, este ano, mais uma vez, vamos contar com a presença de 'chefs' conceituados, alguns pela primeira vez, outros repetentes, mas que de certo vão surpreender na confeção de cada prato", disse à agência Lusa Carina Batista, vereadora da Câmara de Grândola, no litoral alentejano.

Salada de pintada, legumes assados, tomate fresco, frutos secos e chocolate, bola de batata com bacalhau assado, molho de amêijoas e camarão à Bulhão Pato, polvo em aroma de tinto regional, abóbora, alho porro, acelgas e crocante de cacau vão ser confecionados ao vivo pelos 'chefs' Vítor Sobral, Marcelo Bento, Manuel Alexandre e Tony Salgado.

A "delícia" de chocolate merengado de cacau com baunilha de bourbon de amêndoa, da 'chocolatier' Céu Carvalho, ou a mousse de chocolate, gelado de caramelo e amêndoas caramelizadas com creme mascarpone, do 'chef' Marcelo Bento, são outras das propostas dos 'showcooks'.

Este ano, a organização vai assinalar também o Dia do Enoturismo, no sábado, com uma prova de chocolates com vinhos produzidos no concelho e, no dia da abertura, os visitantes vão ter a oportunidade de assistir "à preparação do típico bolo das rosas, ao qual será acrescentado chocolate, o ingrediente rei", adiantou.

O evento, que se realiza no Parque de Feiras e Exposições de Grândola, conta com a presença de mais de 60 expositores e tasquinhas "com uma oferta diversificada" para os visitantes, além do programa com animação circense e de rua, gigantones, mascotes, estátuas vivas e espetáculos musicais.

Chocolates artesanais, bombons, espetadas de fruta e chocolate, bolos, licores, crepes e outras tentações à base de chocolate, produzidas de norte a sul do país, farão as delicias do público.

"Este produto é sempre muito apetecível e por ser uma altura do ano com menos oferta é sempre um bom motivo para as pessoas, em família, nos visitarem e aproveitarem para fazer algumas compras de Natal e temos conseguido atrair público de toda a região", frisou a autarca.

O certame vai contar igualmente com a presença dos 'chocolatiers' Marlene Alexandre e Humberto Lavos, que, durante os três dias da feira, vão esculpir em chocolate a Igreja de Santa Margarida da Serra, no interior do concelho de Grândola, classificada como Monumento de Interesse Público.

Em simultâneo, decorre a Semana Gastronómica do Chocolate e São Martinho em 12 restaurantes do concelho com ementas à base de chocolate, castanhas, batata doce e vinho novo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório