Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Qual é o vinho ideal para acompanhar o magusto do S. Martinho?

O Late Harvest de Colinas do Douro acredita ser a combinação perfeita para as castanhas assadas e jeropiga.

Qual é o vinho ideal para acompanhar o magusto do S. Martinho?
Notícias ao Minuto

17:30 - 07/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Vinhos

São Martinho é tempo de castanhas assadas e jeropiga, tradicionalmente – mas já experimentou uma harmonização com uma colheita tardia? É provável que fique agradavelmente surpreendido. O Late Harvest de Colinas do Douro, propriedade vínica do Douro Superior, é um vinho muito harmonioso, com 100% de Chenin Blanc, com menos açúcar do que é comum numa colheita tardia (96 g/litro de açúcar residual). Foram apenas engarrafadas 1150 garrafas deste vinho de Colinas do Douro (PVP 16,95€), após fermentação e estágio de 12 meses em barrica de carvalho francês.

Nas notas de prova, mostra um aroma muito vivo, com enfoque na fruta amarela e notas florais. Mais secundários, encontramos aromas cítricos e minerais, acompanhados de notas tostada e amanteigada do estágio em barrica. Na boca é cheio, amplo e vibrante, com acidez moderada. É o par perfeito para o seu S. Martinho.

Sobre os vinhos Colinas do Douro

Com um pé na Beira Interior e outro no Douro Superior, os vinhos Colinas do Douro beneficiam da singularidade da sua localização – entre dois “terroirs” únicos. Situada em cima da transição geológica do granito da Beira para o xisto do Douro, a propriedade de Colinas do Douro tira proveito desse facto com experiências bem-sucedidas no domínio dos vinhos. Tirando partido desses solos – e de estarem à cota de 640 metros, o que se traduz em vinhas de altitude -, os vinhos aqui produzidos são marcados por três elementos-chave: elegância, acidez /frescura, e mineralidade. O resultado são vinhos complexos e únicos, com potencial de guarda.

Às 7 referências existentes de Colinas do Douro - entre brancos, tintos e um colheita tardia –, somam-se cinco outras referências com uma designação diferente: Quinta da Extrema. Sendo este o nome de uma das propriedades que compõe a quinta de 450 hectares, é também o dos vinhos mais marcantes do projeto, por melhor traduzir a singularidade do seu terroir. Além da linha Colinas do Douro, existem ainda duas outras referências que dão corpo à essência do terroir e do que pretendem ser os vinhos Colinas do Douro: Quinta da Extrema.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório