Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Quanta Terra lança Rosé 100% Pinot Noir

O novo projeto do produtor Quanta Terra tem como premissa desafiar o potencial da casta Pinot Noir no Douro. O estreante Quanta Terra Phenomena Pinot Noir Rosé 2018, a primeira referência da linha 'Phenomena', já se encontra disponível.

Quanta Terra lança Rosé 100% Pinot Noir
Notícias ao Minuto

13:28 - 10/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vinho Rosé

A incansável missão de revelar novas faces do inesgotável potencial da região do Douro tem valido aos conterrâneos enólogos Celso Pereira e Jorge Alves inúmeras distinções, quer a nível nacional quer internacional. No ano em que completam duas décadas de parceria, voltam a desafiar-se, estreando uma nova linha dentro da já completa gama de referências das marcas Quanta Terra e Terra a Terra.

Mantendo a mesma inquietação que os juntou em 1999, Celso Pereira e Jorge Alves recordam ao mercado que a experimentação lhes corre nas veias. Desta vez, apostaram no estudo das zonas limítrofes da região demarcada, geologicamente caracterizada pelas cristas rochosas de granito que ocupam as posições mais elevadas, solos arenosos ou franco arenosos, localizados a uma altitude média de 500 metros, e uma precipitação média anual de cerca de 650 mm. As plantações de vinha são sobretudo dominadas por castas brancas, sendo que resistem algumas tintas, como a Pinot Noir.

Notícias ao Minuto© Phenomena Rosé

“Foi aqui que surgiu a nossa inspiração para procurar um novo perfil de vinhos dentro da gama Quanta Terra, que saísse do classicismo e encontrasse uma personalidade mais moderna, tanto na textura como nos aromas e cores”, confirma Celso Pereira. Pinot Noir seria a casta escolhida para testar este terroir, numa abordagem experimental, mas coerente com o perfil sofisticado dos vinhos da marca. “É assumidamente um projeto que responde a um novo perfil de consumidores, da chamada geração 'Millennials', que procura novas experiências e sabores a um nível de qualidade muito elevado”, acrescenta.

O Quanta Terra Phenomena Pinot Noir Rosé 2018 é o primeiro resultado deste projeto. Feito 100% a partir da casta Pinot Noir, foi submetido a um estágio de 6 meses em barricas usadas de carvalho francês (33%), barricas novas (33%) e cubas de inox (33%). Com um perfil gastronómico vincado, devido à excelente acidez, é especialmente recomendado para acompanhar pratos mais exóticos, como ostras gratinadas, sushi, paella ou caril de gambas.

O primeiro exemplar da linha Phenomena apresenta-se ao mercado com apenas duas mil garrafas e uma imagem que alia o minimalismo contemporâneo à festiva época dos anos 20. Um encontro de gerações para experimentar desde já, em garrafeiras selecionadas de todo o país. A distribuição no mercado português é exclusiva da OnWine Nacional.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório