Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Por que os vegans e vegetarianos têm um maior risco de demência

Alimentos como carne e ovos fornecem ao organismo substâncias que protegem o cérebro contra doenças neurodegenerativas, como colina, ómega-3 e vitamina B12

Por que os vegans e vegetarianos têm um maior risco de demência
Notícias ao Minuto

08:00 - 06/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Demência e Alzheimer

O número de vegans e de vegetarianos mais restritos que não consomem alimentos de origem animal, como carne, ovos e lacticínios, tem crescido drasticamente. Todavia, um especialista afirma que esse tipo de regime alimentar aumenta significativamente o risco de demência e outros problemas de saúde mental.

Isso porque carne, peixe e ovos fornecem ao corpo substâncias químicas importantes na proteção dos neurónios. Sem elas, portanto, o organismo está menos protegido. "Os famosos estão constantemente a falar sobre como a carne vermelha não é saudável, mas na verdade trata-se de uma ótima fonte da energia que o cérebro necessita”, comentou Max Lugavere, investigador e autor do livro 'Genius Foods' ('Os Alimentos dos Génios'), ao jornal britânico The Telegraph.

O consumo de carne fornece ainda elevadas doses de ferro, que exercem um papel importante na saúde cerebral.

As consequências

Uma pesquisa descobriu que mulheres que não consomem a quantidade recomendada de carne vermelha por semana (até 500 gramas) estão mais propensas a serem diagnosticadas com transtornos de humor, como depressão e ansiedade. Esses resultados também podem ser aplicados aos homens. 

A importância do ovo

Um dos principais alimentos a impactar na saúde do cérebro é o ovo. Fonte de proteína, contém colina, uma vitamina do complexo B, que pode diminuir o risco de demência em 28%. “A colina é realmente importante e está concentrada em produtos de origem animal: uma gema de ovo tem cerca de 25% da necessidade diária. Essa substância pode ser encontrada em vegetais, mas em quantidades muito menores”, disse.

O alerta em relação ao ovo também serve para pessoas que comem apenas a clara dos ovos.

Estudos tem reportado que os vegetarianos restritos também apresentam menores concentrações nos tecidos de ómega-3 e vitamina B12 o que pode aumentar o risco de desenvolver depressão.

Outras fontes nutricionais

O investigador recomendou o consumo de abacate, amêndoas, azeite extra-virgem e vegetais crucíferos, como brócolos, couve-flor, rabanete, além de chocolate preto e cogumelos, para garantir os nutrientes necessários para a boa saúde do cérebro. Outra dica é praticar exercício físico regularmente. 

Max Lugavere destacou ainda que é possível melhorar a saúde cerebral de quem opta por não comer carne com a toma de suplementos. “Estudos mostram que vegans e vegetarianos que tomam suplementos à base de creatina apresentam melhores resultados de memória”, explicou.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório