Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Cinco alimentos que comemos mais no frio e que envelhecem a pele

Cuidado com os alimentos calóricos e reconfortantes. Além de contribuirem para o excesso de peso e má saúde digestiva, a pele também pode sofrer.

Cinco alimentos que comemos mais no frio e que envelhecem a pele
Notícias ao Minuto

08:00 - 10/11/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimentos que envelhecem

Quando a temperatura começa a diminuir, é comum atacar o frigorífico e ingerir uma alimentação menos equilibrada. 

“As pessoas sentem mais fome e desejo por alimentos com mais calorias no inverno, porque o nosso metabolismo fica naturalmente mais rápido na tentativa de regular a temperatura corporal. O problema é que muitos desses alimentos que comemos no frio podem acelerar o processo de envelhecimento cutâneo”, explica a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Eis os grandes vilões da pele jovem, segundo a médica:

Doces – os hidratos de carbono (ou açúcar) em excesso interagem com as proteínas e gorduras na produção dos AGEs (Agentes avançados de glicação) que alteram as estruturas e funções do colágenio e elastina, causando por sua vez problemas de pele, como o aparecimento de rugas, flacidez e manchas. E o problema é que os doces são justamente muito ricos em açúcar. “A glicose em excesso pode provocar a desregulação dos genes pró-longevidade e aumentar a concentração de AGEs”, afirma a médica.

Refeições rápidas de micro-ondas – os alimentos rápidos e ultraprocessados, feitos para serem aquecidos no micro-ondas, podem constituir um verdadeiro perigo. “Além de vários aditivos químicos, existe uma enorme concentração de sódio e carboidratos nesses produtos. O consumo elevado de sal, faz com que o corpo retenha mais líquido e a pele sofre com isso, já que fica mais desidratada e muitas vezes com sinais de inchaço e cansaço”, explica Valéria

Carne vermelha – sim, nos dias mais frios não há nada melhor do que um bom guisado, mas a junção de carne vermelha com batatas, molhos e sal em excesso podem cair como uma ‘bomba’ no organismo, acabando por limitar a ação antioxidante. “A carne vermelha, rica em gordura saturada, aumenta o colesterol mau e pode inibir a atividade da SIRT1 (proteína que estimula a longevidade celular), o que resulta na morte precoce das células. Tal tem uma relação direta com o processo de envelhecimento”, afirma a médica.

Fritos – se a batata frita, um folhado quente e outros tipos de fritos como rissóis ou croquetes estão na sua lista de compras, saiba que o óleo utilizado para cozinhar a altas temperaturas se torna em gordura saturada, diminuindo a vida celular, além de adicionar demasiado sal à alimentação.

Queijos amarelos – além do alto teor de gordura, queijos como o flamengo, emental, brie, cheddar, ou parmesão, entre outros, como são derivados de leite podem aumentar a expressão da hormona IGF-1, que está associada a uma produção exacerbada de sebo e acne. “Se não tratada adequadamente, a acne pode deixar manchas e cicatrizes que deixam a pele com aspecto envelhecido”, salienta a dermatologista. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório