Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Meses ou anos? Estudo revela o tempo ideal entre uma gravidez e outra

A mulher deve aguardar pelo menos 18 meses. Tempo diminui os riscos de parto prematuro e complicações na saúde do bebé e da gestante.

Meses ou anos? Estudo revela o tempo ideal entre uma gravidez e outra
Notícias ao Minuto

13:00 - 04/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Quando engravidar

"O nosso estudo apurou que há um aumento significativo de problemas de saúde para a mãe e criança quando as gestações são muito próximas, inclusive para mulheres com mais de 35 anos", disse Laura Schummers, autora da pesquisa, publicada no periódico científico JAMA Internal Medicine.

Mães com 35 anos ou mais que engravidaram seis meses após o parto apresentaram um risco de 1,2% de mortalidade materna ou morbidade grave – com registos de 12 casos a cada mil gestações –, e uma chance de 6% de dar à luz prematuramente. Enquanto isso, o intervalo de 18 meses entre uma gravidez e outra reduziu o risco para apenas 0,5% e 3%, respetivamente.

Mulheres entre os 20 a 34 anos que ficaram grávidas seis meses após o nascimento tiveram um risco de 8,5% de parto prematuro, enquanto as que esperaram 18 meses viram o risco diminuir em quase 5%.

Os investigadores analisaram quase 150 mil registos médicos do Canadá, tais como certidões de nascimento, dados de hospitalização e infertilidade.  De acordo com Sonia Hernandez-Diaz, professora de epidemiologia na Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan, nos Estados Unidos, os perigos podem ser provocados ou agravados pela demora do corpo para recuperar. A falta de acompanhamento pré-natal em gestações indesejadas também agrava a situação.  "De qualquer maneira, a recomendação é sempre a mesma: melhorar o acesso à contraceção pós-parto e evitar relações sexuais desprotegidas", salientou Diaz

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório