Ter uma convulsão pode matar? Entenda quais são os riscos

A convulsão é uma perturbação elétrica repentina e descontrolada no cérebro que pode provocar alterações comportamentais, nos movimentos, nos sentimentos e no estado de consciência. Embora a maior parte dos casos seja inofensiva, frequentemente ocorrem casos fatais decorrentes da condição.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
31/10/2019 20:00 ‧ 31/10/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Morte Súbita Inesperada (SUDEP)

O estado convulsivo ocorre quando os músculos se contraem incontrolavelmente. A maioria das crises dura entre 30 segundos a dois minutos. Todavia, quando o tempo da convulsão é superior a cinco minutos representa uma emergência médica, conforme avança a publicação Ativo Saúde.

Convulsão pode matar?

Embora não seja tão comum, a condição pode matar por ter um profundo efeito na função cardiovascular que, em alguns casos, pode afetar fatalmente áreas responsáveis pela respiração e batimentos cardíacos.

A Morte Súbita Inesperada na Epilepsia (SUDEP – sigla para 'Sudden Unexpected Death in Epilepsy') acontece principalmente em crises convulsivas durante o sono. Sendo que é mais comum na epilepsia refratária, que é caracterizada pela falta de resposta a dois ou mais medicamentos antiepilépticos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas