Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

O Míscaros, Festival do Cogumelo do está de volta

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro a aldeia de Alcaide, no concelho do Fundão recebe a 11ª edição do festival mais emblemático da região.

O Míscaros, Festival do Cogumelo do está de volta
Notícias ao Minuto

16:45 - 30/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Festival de cogumelos

A aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, volta a receber, nos próximos dias 15, 16 e 17 de novembro, o 'Míscaros – Festival do Cogumelo'. A 11ª edição do evento procura promover, sob o pretexto do lazer e da animação, o património fúngico, paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a serra da Gardunha. Para tal, a iniciativa inclui diversas atividades lúdicas e culturais na sua programação, desde a  gastronomia,  a live cookings, workshops, passeios micológicos, exposições e (muita) animação de rua.

Organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão e a Junta de Freguesia do Alcaide, o evento deste ano, apresentado hoje no restaurante Estórias e Fragmentos By Joe Best, um dos chefes presentes no evento, promete muito motivos e muitos cogumelos para uma visita, e uma experiência única.

O festival, este ano com o mote da fantasia, conta com um ambiente familiar, ruas enfeitadas e mais de 300 espécies de cogumelos, de entre as quais se destacam os míscaros, que nascem nas encostas da Serra da Gardunha.

Durante três dias, os visitantes podem conhecer toda a envolvente natural da região, estabelecer uma forte relação com a natureza e degustar as diferentes receitas de cogumelos nas cerca de 60 tasquinhas da aldeia, preparadas a rigor para a ocasião. Para além de fazerem as delícias de todos aqueles que visitam o Alcaide durante estes dias, uma destas especialidades será a vencedora do concurso de melhor prato de cogumelos do festival. A competição decorre durante todo o evento e no final, a sabedoria e experiência do júri, composto por dois chefes de cozinha e um crítico gastronómico, elegerá o vencedor.

Notícias ao Minuto© Festival do Cogumelo

O festival oferece um vasto programa do qual todos podem usufruir enquanto passeiam nas animadas ruas do Alcaide. Será também possível participar nos passeios micológicos, acompanhados por especialistas, como o engenheiro Ricardo Torres da Silva, a bióloga Anabela Marisa Azul e Sílvia Leão, participar num refrescante passeio na companhia dos fiéis amigos de quatro patas – Passeio CÃOgumelo, ou ainda aprender a preparar um kit de produção de cogumelos no workshop Fungi Perfect.

Ao longo de toda a programação encontram-se ainda sessões de live cooking realizadas pelos vários chefs presentes: Joe Best, Tiago Martins, Duarte Batista e Flávio Silva, e a representar a geração futura, o jovem Pedro Jorge, ex-concorrente da primeira edição do Masterchef Júnior.

Além das vertentes lúdica e cultural, o Míscaros continua a ter bem presente a sua forte preocupação social e ambiental, visível em diversos detalhes do evento, mas que ganha ainda mais visibilidade durante uma das maiores atrações deste festival dedicado a este saboroso alimento - o mega almoço de domingo – em que uma deliciosa receita de arroz de míscaros surpreende todos os que se deslocam a esta pequena aldeia que por estes dias transborda de animação. Uma refeição que, com um custo de 1€, se define pelo seu sabor especial, mas que a exemplo de edições anteriores, reverte com 50% das receitas a favor de um projeto social, este ano com o donativo dirigido ao projeto de acolhimento e integração de refugiados no Fundão.

Neste contexto, a edição deste ano promove uma sessão solidária de live cooking, de forma a promover os costumes e sabores das suas diferentes culturas.

Com a mesma consciência social de promoção da integração, o evento engloba a iniciativa 'Cozinhar Diferente', pela mão do Chef Ricardo Besteiro, momento que pretende promover a participação de jovens cozinheiros portadores de Síndrome de Down no universo da gastronomia, e permitir ao público em geral observar técnicas de preparação e confeção dos protagonistas deste festival, sensibilizando para o papel preponderante que a inclusão detém na sociedade.

Mas a vertente da responsabilidade social e ecológica deste festival não fica por aqui. As crianças não são exceção e têm aqui um papel fundamental. Existe um espaço inteiramente dedicado aos mais novos – a Miscolândia – um recanto que possibilita a diversão, ao mesmo tempo que ensina e sensibiliza para a causa ecológica.

A par disto, a fim de diminuir o desperdício, todo o material utilizado no decorrer do festival é biodegradável. Desde os pratos recicláveis aos copos inteiramente de origem vegetal, com base em ácido poliláctico (PLA), que requerem baixo consumo energético na sua produção e que, após utilização, podem ser reciclados ou decompostos, num período entre 45 a 60 dias, tudo é pensado ao pormenor para que seja possível preservar a natureza.

O Míscaros - Festival do Cogumelo é o pretexto ideal para ir até ao Alcaide, à pequena aldeia junto à Serra da Gardunha, que tem tanto para oferecer e que todos os anos em novembro, por três dias, ganha uma nova vida e acolhe mais de 20 mil visitantes que vêm de todo o país para esta festa, para se divertirem e conhecerem mais sobre esta iguaria tão apreciada e com património tão vasto que torna este festival tão único e tão saboroso - o Cogumelo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório