Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Psoríase. Seis perguntas e respostas a saber, médico explica

"A psoríase envolve tipicamente o couro cabeludo, cotovelos ou joelhos, podendo também ser disseminada por toda a pele", explica o médico Pedro Mendes Bastos, Médico especialista em Dermatologia e Venereologia, no Hospital CUF Descobertas, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.

Psoríase. Seis perguntas e respostas a saber, médico explica
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Entrevista

A psoríase é uma doença inflamatória crónica que se estima que afete cerca de 250 mil a 300 mil portugueses (1 a 3% da população portuguesa). É atualmente considerada uma doença sistémica, associada a múltiplas comorbilidades, incluindo cardiovasculares (obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doença cardiovascular), articulares (artrite psoriática) e psicológicas (depressão e ansiedade).

A psoríase pode surgir em qualquer idade, no entanto a maioria dos casos ocorre entre os 20 e os 40 anos, sendo também comum entre os 50 e os 60 anos de idade. A causa exata da psoríase ainda permanece desconhecida.

Pode manifestar-se em qualquer parte do corpo, podendo ser ligeiras, moderadas ou graves, dependendo da extensão de pele afetada e do grau de infiltração e descamação das lesões de psoríase. As formas ligeiras a moderadas, geralmente, correspondem a um compromisso inferior a 10%, as moderadas a graves são aquelas em que mais de 10% da pele se encontra afetada.

Nos últimos anos, decorrente do avanço que se observou no conhecimento da doença, foram desenvolvidas inúmeras terapêuticas, chamadas de terapêuticas biológicas, que revolucionaram o tratamento da psoríase, capazes de promover a resolução completa ou quase completa das lesões psoriáticas e devolver a qualidade de vida perdida com a doença.

O médico Pedro Mendes Bastos, Médico especialista em Dermatologia e Venereologia, no Hospital CUF Descobertas, falou com o Lifestyle ao Minuto, acerca desta patologia crónica que afeta tantos portugueses. 

O que é a psoríase?

A psoríase é uma doença imunomediada, isto é, resulta de um erro no sistema imunitário que favorece o seu aparecimento. Assim, não é possível identificar uma causa especifica, pois é uma doença complexa e multifatorial que depende da interação de fatores genéticos (tendência genética) e fatores ambientais (infeções, medicamentos, stresse entre outros).

Como é que se manifesta a psoríase?

A psoríase envolve tipicamente o couro cabeludo, cotovelos ou joelhos, podendo também ser disseminada por toda a pele. Em outros casos, pode surgir apenas em áreas limitadas área genital ou palmas das mãos e plantas dos pés. As lesões na pele são rosadas, espessas ao toque e frequentemente são descamativas, ou seja, libertam escamas esbranquiçadas. Pode aparecer em qualquer idade, mas habitualmente surge aos 20-30 anos ou 50-60 anos.

Como se faz o diagnóstico da psoríase?

O diagnóstico é clínico: ouvir o paciente e a observação dermatológica são geralmente suficientes.

Qual é o impacto que a psoríase tem na vida dos doentes e como afeta a sua qualidade de vida?

A psoríase pode determinar um impacto devastador na qualidade de vida. Muitas pessoas sentem-se infelizes ou ansiosas por não conseguirem controlar a sua doença, sofrendo repercussões ou limitações na sua vida pessoal, sexual e profissional.

Quais são as comorbilidades associadas à psoríase?

Cada vez mais se encara a psoríase como uma doença que pode atacar muito mais que a pele. O possível envolvimento das articulações (chamado artrite psoriática) bem como o aumento do risco de sofrer doenças cardiovasculares são hoje em dia consideradas comorbilidades, isto é, problemas de saúde associados à evolução da psoríase.

A psoríase tem cura?

Não tem cura mas hoje existem tratamentos capazes de controlar a doença. O melhor tratamento é o tratamento personalizado que mais se adeque a cada caso e a cada doente. Para além dos medicamentos tópicos (de aplicação na pele) ou fototerapia (tratamentos médicos com radiação ultravioleta), os casos moderados a graves irão beneficiar de tratamentos sistémicos, sejam eles orais ou injetáveis. Nos últimos anos, os tratamentos biotecnológicos conseguiram trazer melhorias muito importantes, mesmo nos casos mais difíceis. Assim, o apelo que deixo a quem sofre com psoríase e sente a sua qualidade de vida perturbada é: procure o seu médico dermatologista. No horizonte da psoríase, vivemos tempos de otimismo e clara mudança para um ótimo controlo da doença.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório